26 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Estudo recentemente publicado noBMJ (British Medical Journal), sobre o teor calórico de amostras de refeiçõespopulares do Brasil, China, Finlândia, Gana e Índia, mostrou que o valorcalórico de alguns pratos populares servidos em restaurantes e que fazem partedo cotidiano de grande parte da população é muito elevado, chegando aultrapassar os dos fast-food. O resultado do trabalho referenda e traduz emnúmeros uma realidade bastante conhecida por profissionais da área dealimentação e nutrição.

"Há muito sabemos que asporções comercializadas são além do necessário e que boa parte dos ditos pratosfeitos são compostos em sua maioria por carboidratos e gorduras. Fica claro queas porções devem ser reavaliadas, mas o que podemos fazer a princípio é educara população para reduzir o consumo. Não podemos desencorajar e trazer à tona acrença de que o fast-food é melhor", afirma a nutricionista Regina HelenaPereira, membro do Departamento de Nutrição da SOCESP – Sociedade deCardiologia do Estado de São Paulo.

De acordo a profissional, nemtudo que se compra deve ser consumido. Ou seja, "vamos educar a populaçãopara dividir os PFs, optar por comer em restaurantes por quilo e, na melhor dasopções, "levar comida de casa.  Aspessoas devem ser estimuladas a levar marmita".

O segredo para comer menos emelhor é não ficar tempo demais em jejum, não deixar que os fatorespsicológicos elevem a necessidade de sentir prazer pela alimentação e praticaratividade física frequente, pelo menos 150 minutos por semana.

 

Sobre a SOCESP

A Socesp - Sociedade deCardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundadaem 1976. Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento deCardiologia daAssociação Paulista de Medicina, conta com cerca de 8 mil sócios.Os principais objetivos da Socesp são contribuir para a atualizaçãodoscardiologistas do estado e difundir o conhecimento científico gerado pelaprópria Socesp aos profissionais da saúde que atuam na Cardiologia e para apopulação.

 

Assessoria de imprensa

Ricardo Viveiros & Associados– Oficina de Comunicação

Lívia Velasco - Lívia [email protected] - 11 3675-5444

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias