27 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Situações Especiais em Insuficiência Cardíaca

Como é de conhecimento geral, a insuficiência cardíaca constitui um dos grandes desafios com que se deparam os Cardiologistas. Pode-se dizer ser ela o leito comum em que desaguam as diferentes cardiologistas, cujos principais caudatários são a doença arterial coronariana e a hipertensão arterial. A insuficiência cardíaca apresenta elevada mortalidade, sendo uma das maiores causas da redução na qualidade de vida dos pacientes por ela acometidos. O presente trabalho – Situações Especiais em Insuficiência Cardíaca – tem sua origem nos programas de educação continuada da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP. Neles, são apresentados casos de crescente complexidade, nos quais se discute a conduta diagnóstica e terapêutica, de acordo com as melhores evidências médicas. Situações Especiais em Insuficiência Cardíaca apresenta 5 Editores, 40 Colaboradores, 18 Capítulos, num total de 176 Páginas. Seu público-leitor é formado por Cardiologistas, Clínicos, Intensivistas, Residentes em Cardiologia, Clínica Médica e Medicina Intensiva.

 Para adquirir acesse: https://www.atheneu.com.br/produto/situacoes-especiais-em-insuficiencia-cardiaca-1989


Diagnóstico e Tratamento Baseado em Casos Cínicos

 A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), há alguns anos, incluiu em seu congresso anual sessões de casos clínicos que obtiveram grande receptividade, cujo maior efeito foi a criação, em 2016, do Congresso Brasileiro de Casos Clínicos, de grande repercussão entre os participantes. Os anfiteatros ficam lotados.

Como se sabe, as decisões na prática profissional moderna apresentam dois fundamentos: a Medicina Baseada em Evidências e as Diretrizes disponibilizadas por sociedades brasileiras e internacionais.

Porém, o que se observa é que certos casos clínicos não conseguem ser plenamente respondidos por esses dois fundamentos. São aqueles únicos, atípicos, desafiadores, em que nem a randomização alcança todas as explicações.

Eis, aí, a origem deste livro - Diagnóstico e Tratamento Baseado em Casos Cínicos - que leva aos interessados não só o estudo de casos clínicos, mas também a linha de raciocínio clínico, o pensamento clínico, voltado para o diagnóstico e tratamento dos pacientes, cuja queixas, sintomas e sinais revelam-se atípicos. Não se ajustam à Medicina Baseada em Evidências e às Diretrizes.

O tratamento preconizado encontra-se sob destaque e está adaptado à realidade médico-social brasileira. São os medicamentos disponíveis e de mais fácil acesso financeiro.

Diagnóstico e Tratamento Baseado em Casos Cínicos apresenta 4 Editores, 32 Colaboradores, 17 Capítulos, num total de 132 páginas.

Seu público-leitor está constituído por Cardiologistas, Clínicos, Intensivistas, Residentes em Cardiologia, Clínica Médica e Medicina Intensiva.

Para adquirir acesse: https://www.atheneu.com.br/produto/diagnostico-e-tratamento-baseado-em-casos-clinicos-81


Cardiologia Atualização e Reciclagem

Muitas são as atividades de educação continuada promovidas pela SOCESP, mas o Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia que acontece todos os anos desde 1991 é uma das mais importantes e tradicionais. O curso tem formato intensivo, com duração de três dias, durante os quais os alunos têm contato profundo com os mais atualizados conceitos sobre cardiologia. Desde há muito, o corpo discente manifestou interesse em ter acesso a algum material que permitisse tanto o estudo como a revisão ocasional dos temas apresentados. A obra que reproduz o conteúdo das últimas edições, revisto e atualizado por alguns dos especialistas que ministraram muitas aulas ao longo dos últimos anos. Os textos e as ilustrações também são baseados em apresentações feitas nos últimos anos do curso e o resultado aqui encontrado permite ao leitor o acesso que é considerado como a boa prática médica cardiológica em 2017. Por outro lado, mais do que simplesmente rever ou analisar de modo crítico as diretrizes vigentes, os autores apresentam o resultado de alguns dos mais importantes ensaios randomizados que acabam por ter impacto na nossa prática clínica. A grande competência dos autores dos capítulos aqui apresentados também permite que eles façam observações que resultam da sua experiência pessoal ou das pesquisas que desenvolvem e que podem se tornar em sugestões úteis para ajudar o leitor a tomar decisões em algumas situações clínicas difíceis com as quais possam ter contato na sua vida profissional.

Este livro é, portanto, uma obra que acompanha e ao mesmo tempo complementa o Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia da SOCESP. Ele foi feito com um objetivo prático e esperamos que seja útil para aqueles que prestam a prova para obtenção do Título de Especialista em Cardiologia, e também para todos os que desejem ter acesso a uma fonte de atualização científica confiável, assinada por grandes especialistas e com o endosso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, que procura com mais esta publicação renovar e afirmar seu compromisso com a educação continuada de qualidade.

Ibraim Masciarelli Francisco Pinto
Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo
(Biênio 2016-2017) 

 Para adquirir acesse: https://www.atheneu.com.br/produto/cardiologia-atualizacao-e-reciclagem-105



Fisioterapia em Cardiologia - Aspectos Práticos

Fisioterapia em Cardiologia - Aspectos Práticos, agora em sua 2ª edição, revista, ampliada e atualizada, é obra que vem sob a responsabilidade editorial do Departamento de Fisioterapia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP. Aborda, como na primeira edição, o papel central do Fisioterapeuta no atendimento cardiovascular, cuja importante marca do tratamento é a atuação interdisciplinar. Além disso, independentemente de sua área específica, o Fisioterapeuta deve compreender e analisar outros aspectos relevantes dos cuidados ao paciente no longo percurso na sua reabilitação - é o que o presente trabalho propõe ao cobrir os mais relevantes tópicos da fisioterapia cardiovascular. Esses tópicos podem ser esquematizados nas seguintes etapas do processo de reabilitação funcional: 1. Ambiente de terapia intensiva - recuperar a mobilidade funcional e minimizar os efeitos doentios do repouso. 2. Fase pós-UTI - dar continuidade à melhora da mobilidade funcional e início de esclarecimento e orientação para alta hospitalar. 3. Fase pós-alta - início do tratamento ambulatorial, otimização da capacidade funcional, evolução para adaptação a um estilo mais saudável de vida. Fisioterapia em Cardiologia - Aspectos Práticos, 2ª edição , apresenta 5 Editores, 65 Colaboradores, 6 partes, senda a última " Diretrizes para Implantação de um Programa de Reabilitação Cardiovascular", 29 capítulos e 416 páginas. Este livro se tornará indispensável para o profissional e estudante de Fisioterapia (nível Graduação e Pós-Graduação) envolvidos com a Reabilitação Cardiovascular em todas as sua fases.

 Para adquirir acesse: https://www.atheneu.com.br/produto/fisioterapia-em-cardiologia-2-edicao-441


Psicologia em Cardiologia. Novas Tendências 

A Psicologia em Cardiologia vem, há aproximadamente três décadas, se configurando como importante ramo de pesquisa dentro da Psicologia Hospitalar. O Departamento de Psicologia da SOCESP - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, em seus 25 anos de intensas atividades na área científica vem promovendo cursos, simpósios e diversas publicações, levando aos profissionais da saúde, pacientes e seus familiares um melhor conhecimento dos aspectos emocionais envolvidos no processo da doença cardíaca. À medida que a psicologia em cardiologia foi se estabelecendo como campo de atuação, observou-se o desenvolvimento de novas possibilidades de intervenção psicológica, considerando-se os aspectos subjetivos da cada cardiopatia. Neste sentido, o Departamento de Psicologia da SOCESP - por meio de profissionais renomados da área - possibilitou a organização do livro, que ora apresentamos, abrangendo novos campos de atuação e pesquisa como por exemplo: atuação com pacientes portadores das Síndromes de Down e Marfan, psicologia preventiva em cardiologia, aspectos neuropsicológicos envolvidos na cirurgia cardíaca, bioética, atuação do psicólogo em pronto socorro, entre outros.

Para adquirir acesse: http://www.grupoatomoealinea.com.br/psicologia-em-cardiologia.html



Atenção à Saúde Cardiovascular do Idoso. Uma Abordagem Interdisciplinar – SOCESP

O livro Atenção à Saúde Cardiovascular do Idoso – Uma Abordagem Multidisciplinar – SOCESP representa uma importante contribuição para a área de Gerontologia e será, com certeza, referência para todos os profissionais que atuam e pretendem atuar nessa importante área. A importância do tema é clara. O envelhecimento populacional traz consigo uma grande carga de doenças crônicas degenerativas e, dentre elas, as doenças cardiovasculares têm alta prevalência. Diferente das publicações disponíveis, este livro apresenta uma visão integrada de todos os aspectos do cuidado do idoso, com especial foco no acompanhamento das alterações cardiovasculares. Os oito Departamentos da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e o Grupo de Estudos trabalharam com afinco para produzir um excelente material, com grande embasamento nas evidências científicas atuais, com uma apresentação prática e de modo muito didático. 

Fernanda Marciano Consolim Colombo – Diretora de Publicações  SOCESP Biênio 2018/2019
Ieda Jatene – 1ª Tesoureira SOCESP Biênio 2018/2019



Uma estranha manhã

Este livro descreve de forma cristalina e comovente as agruras acarretadas pelo infarto do miocárdio, enfermidade que afeta parte da população mundial. A narrativa didática e cativante expôs com precisão que, a despeito da gravidade da doença, a paciente pode alcançar ótima qualidade de vida por meio de adoção de hábitos saudáveis associada ao acompanhamento por equipe de saúde multidisciplinar.

Profº Guilherme Fenelon 2º Secretário SOCESP (Biênio 2014/2015)



SOCESP 30 ANOS Instantes da sua História

Neste livro você terá oportunidade de acompanhar a história e o  processo de construção da SOCESP e o trabalho de 03 gerações  divulgando conhecimentos cardiológicos de alto nível e ampliação das atividades.



Livro SOCESP 40 anos Memórias e Realizações

As páginas deste livro contam um pouco sobre a evolução da cardiologia, as primeiras cirurgias, o advento do transplante, as novas tecnologias. E descrevem, neste contexto, o surgimento da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo que, há 40 anos, faz parte desta história, acompanhando-a de perto, bem no centro de onde partem os grandes movimentos de progresso científico, o Estado de São Paulo, um núcleo que busca a união dos cardiologistas para gerar conhecimento, compartilhar experiências e criar mecanismos que possibilitem o “pensar comum”, de dentro e de fora da academia.  Mais do que revelar quem é a nossa Sociedade de Cardiologia, o mais interessante neste livro de memórias é a possibilidade de responder a seguinte pergunta: qual foi, nesses 40 anos, o papel da SOCESP, a partir de sua fundação até os dias atuais  revelando o que foi empreendido, construído, realizado e consolidado em nome dos profissionais cardiologistas, assim como dos clínicos gerais, dos hospitais e todos os demais atores que, de modo incansável, lutam pela melhoria da saúde dos brasileiros.

José Francisco Kerr Saraiva
Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo
(Biênio 2018-2019)

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias