19 de março de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:
31 de agosto - Dia do Nutricionista

O Departamento de Nutrição foi fundado em 1993 e congrega nutricionistas do Estado de São Paulo, registrados no Conselho Regional de Nutricionistas, que se dediquem à assistência, ao ensino e à pesquisa das doenças cardiovasculares.

A ciência da Nutrição aplicada à Cardiologia tem sua relevância ressaltada pelo fato de que pacientes com doenças cardiovasculares exigem cuidados específicos, em nome de sua plena reabilitação. É também esta área profissional que pode interceder para proporcionar soluções a um dos problemas mais comuns nos casos de cardiopatias: a caquexia cardíaca, que é a desnutrição do paciente. 

Portanto, a função do especialista é controlar o estado nutricional dos pacientes, sendo fundamental sua capacitação e amplos conhecimentos que o habilitem à avaliação funcional em Cardiologia. Sua intervenção pode ocorrer em todas as etapas do tratamento, desde os cuidados nutricionais de pacientes que serão submetidos a cirurgias até a sua plena reabilitação.

Em dos destaques da atuação do Departamento é a realização do Simpósio de Nutrição em Cardiologia, que ocorre todos os anos, em paralelo ao Congresso da SOCESP.  No evento é realizada a prova que concede aos aprovados o Título de Especialista de Nutrição em Cardiologia. 


COORDENADORA GERAL - VALERIA ARRUDA MACHADO
 
COORDENADORA CIENTÍFICA -  JULIANA TIEKO KATO

COORDENADORA CIENTÍFICA - CAMILA CRISTINA DA SILVA SANTOS

COORDENADORA ADMINISTRATIVA - NAGILA RAQUEL TEIXEIRA DAMASCENO





 



BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias