SALA DE IMPRENSA
Caro jornalista,
Nesta seção você terá acesso aos press-releases da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, às novidades sobre a entidade e terá a oportunidade de conhecer nossos porta-vozes.
Para obter informações, imagens ou agendar entrevistas com os especialistas, por favor, acione nossa assessoria de imprensa.
*Contato exclusivo para jornalistas
NOSSOS PORTA VOZES
ÚLTIMOS PRESS RELEASES
23/12/2019
Alerta para férias: bebidas energéticas são ciladas e saúde pode ser prejudicada
20/12/2019
Meta da OPAS para saúde primária melhoraria prevenção contra doenças cardiovasculares
19/12/2019
Eliminação de gorduras trans fará bem ao coração dos brasileiros
17/12/2019
Boas Festas para o coração
12/12/2019
O milagre do tempo nas paradas cardíacas
Rosana Perim (fundadora do departamento 1992-2001)
Ver depoimentoComo a escolha por Nutrição surgiu na minha vida.
Sempre me interessei pelas matérias relacionadas à ciências, biologia, bioquímica e cresci nesse meio pois meu pai era médico e com frequência conversávamos sobre medicina, doenças, pacientes, etc.
A princípio minha primeira escolha para prestar vestibular foi medicina, mas depois vivenciando alguns fatos e observando a vida desses profissionais, resolvi continuar na área da saúde, mas escolhendo a nutrição como profissão com objetivo de atuar na qualidade de vida e o bem-estar da população, levando informações e conhecimentos da importância da escolha de hábitos de vida saudáveis na prevenção e tratamento das doenças.
Como surgiu interesse em sociedades médicas e pela Socesp? Como foi a criação do Depto de Nutrição, quais contribuições? Que tipo de eventos o Depto oferecia.
Em 1993, fui convidada pela presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Dra. Amanda Guerra Morais Rego Souza a fundar o Departamento de Nutrição, com a missão de dedicar à assistência, ao ensino e à pesquisa das doenças cardiovasculares por meio da realização dos simpósios anuais de Nutrição em Cardiologia que ocorriam em paralelo ao Congresso da SOCESP, estreitando conhecimento e contatos com pesquisadores, profissionais da saúde e médicos.
Começava nesse momento um grande desafio, contatar as nutricionistas dos principais hospitais da Grande São Paulo e também das outras cidades onde a Socesp tinha as regionais representadas já pelos cardiologistas, para compor a chapa e se associarem.
Conseguimos trazer para o departamento um razoável número de sócios nutricionistas que se juntaram a nós e assim começamos o nosso trabalho.
Departamento estruturado com chapa montada e nosso primeiro desafio, participar do Congresso da Socesp que foi realizado em maio 1993 na cidade de Ribeirão Preto e a partir dessa data a Nutrição se uniu aos outros departamentos já existentes, Enfermagem e Psicologia e fidelizamos nossa participação nessa tão importante e reconhecida sociedade.
O pioneirismo da criação desse departamento serviu de exemplo para que outras sociedades médicas incluíssem a nutrição em seus departamentos, reforçando a importância da equipe multiprofissional na prevenção, no cuidado e no tratamento das doenças.
Nossa contribuição nos congressos era de elaborar programação científica com participação da equipe multiprofissional e médicos com objetivo de trocar experiências e conhecimentos em Cardiologia.
Iniciamos também a participação na revista da Socesp com publicações científicas e resultados de pesquisas clínicas e nutrição.
A criação do departamento também possibilitou na participação da nutrição em atividades e eventos dos departamentos da Socesp (Aterosclerose, Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca e outros).
Presidi o departamento por 2 gestões (1993-1995 e 1997-1999).
Momentos mais marcantes na Socesp dentre todas as gestões?
- Criação da Prova de Título de Especialista em Nutrição em Cardiologia
- Participação na Semana do Coração: atividades multidisciplinares voltadas na prevenção das doenças cardiovasculares para a população em parques, conjunto nacional, estação do metrô, shoppings.
- Participação em datas especiais: atendimento e orientação à população no Dia do colesterol, Dia do coração, Combate ao tabagismo, Dia da hipertensão arterial
- Criação do Espaço Gourmet: durante o congresso realizávamos uma sessão de preparação e degustação de pratos saudáveis com a participação de nutricionistas em parceria com profissionais do Hotel Senac baseado em dietas já cientificamente eficazes na prevenção de doenças cardiovasculares como Mediterrânea, Dash, etc.
Porque acha que o jovem nutricionista deveria se filiar à Socesp?
Com reconhecimento nacional e internacional, a Socesp é uma sociedade que oferece atualização nos conhecimentos científicos aos profissionais da saúde com atuação em Cardiologia, possui uma revista com publicações sobre prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares baseada em evidências, campanhas educativas para população em geral e a realização anual de um dos principais congressos direcionados aos profissionais da saúde e cardiologia.
Monica Meale (1992-2002)
Ver depoimentoA Nutrição surgiu na minha vida de uma forma casual, apesar de eu saber que biomédicas seria a primeira opção pois gostava mais das matérias relacionadas, já tinha feito trabalho voluntario na AACD e quando ainda na época de escolher o curso e prestar o vestibular consegui meu primeiro emprego na Clínica Infantil do Ipiranga auxiliando pediatras que terceirizavam o setor de convênios. Coincidentemente a Universidade São Camilo situa-se ao lado deste hospital infantil e me deram oportunidade de permanecer trabalhando meio período e estudar, então decidi pelo curso de Nutrição. A paixão pela Nutrição foi sendo construída durante os vários períodos da vida universitária e profissional, através do contato com inúmeros e talentosos profissionais e mestres que se dedicaram ao ensino e pacientes e familiares que nos tocam diariamente com suas experiencias e persistência em viver apesar das dificuldades que o destino coloca a sua frente.
O profissional nutricionista que trabalha na área de Nutrição Clínica precisa se manter atualizado cientificamente mas também interagir com os demais profissionais de saude, pois o melhor tratamento a ser proporcionado aos pacientes é através de uma equipe com visões e experiencias complementares e foi com este propósito que entrei na diretoria de Nutrição da SOCESP, a fim de aumentar a representatividade do nutricionista dentro da equipe multiprofissional na Cardiologia e proporcionar o melhor tratamento clinico aos pacientes. A primeira diretoria tinha uma responsabilidade enorme pois sabíamos que o reconhecimento da importância da Nutrição deveria se pautar no mais alto grau de conhecimento científico e experiência clínica e por isso o Curriculum e publicações cientificas sempre foram a espinha dorsal dos representantes do departamento. Desta forma, construímos os altos critérios para aceitar trabalhos apresentados nos congressos, temáticas das palestras e as questões para a 1a. prova de título de especialista em Nutrição e Cardiologia.
Atualmente no detemos com um enorme volume de informações, estudos, publicações científicas, variedade de novas frentes de tratamento e serviços aos pacientes e também aos profissionais de saúde, além da multicanalidade de aprendizado com a era digital, o que torna extremamente complexa a retenção de conhecimento relevante e importante para a pratica clínica. Desta forma, associar-se a um departamento especializado como a de Nutrição em Cardiologia da SOCESP pode auxiliar o nutricionista a ter um foco de aprendizado e aprimoramento de suas habilidades e prestação de serviço aos pacientes e à sociedade.
Cláudia Stéfani Marcílio (1992-2007 e atual)
Ver depoimentoComo a escolha por nutrição surgiu na sua vida?
Eu creio fui um dos milhares de jovens que queriam fazer vestibular para Medicina ou áreas afins, quando conheci a Nutrição. Na verdade, o meu interesse era trabalhar com prevenção da saúde global e, também, de alguma forma, trabalhar com os alimentos como parte de um estilo de vida saudável e coadjuvante no tratamento de doenças crônicas.
Como surgiu o interesse pela vida em sociedades médicas e pela SOCESP em especial? Poderia nos contar como foi a criação do Departamento de Nutrição e quais as suas contribuições?
Eu já tinha escolhido a Cardiologia como especialidade, quando ao final da graduação na PUCC, fiz a prova para a residência em Cardiologia no InCor (na época, denominado aprimoramento – CAPS). Desta forma, após o término da residência (1991) prestei concurso público e fui efetivada no InCor onde trabalhei por 8 anos. Neste período (1993), na gestão da presidência da SOCESP a Dra. Amanda Guerra, propôs a criação do departamento de Nutrição e por convite e indicação da minha diretoria aceitei compor a chapa do Departamento de Nutrição. E assim, iniciamos a construção das diretrizes e atividades do departamento na sociedade e suas regionais, fortalecendo a representatividade de classe em conjunto com os demais departamentos multidisciplinares e área médica. Dentre tantas contribuições ao longo dos anos que estive ativamente no departamento, criamos as atividades durante os congressos como a prova de especialização de Nutrição em Cardiologia, Espaço Gourmet com parceria do Hotel SENAC (gastronomia) – juntando a teoria com a prática (degustação de cardápios), demonstrando a eficácia da dieta do mediterrâneo/ DASH, etc...
Quais foram os momentos mais marcantes na SOCESP dentre todas as gestões que você participou?
Os momentos mais marcantes e que agregou visibilidade e crédito ao Departamento de Nutrição na sociedade e fora dela, foram:
- Prova de especialização de Nutrição em Cardiologia
- Espaço Gourmet, durante o congresso da SOCESP em Campos do Jordão, como parte do programa das atividades do departamento de Nutrição
- Campanhas em datas especiais (semana do coração, hipertensão...), aproximando o acesso da população ao conhecimento e avaliação quanto aos fatores de risco, por profissionais dos departamentos multidisciplinares, alunos em graduação etc. Estas campanhas (incluindo as regionais da SOCESP), aconteciam em locais estratégicos, durante o dia como: metrôs, supermercados, conjunto nacional etc.
- Inclusão do programa do Departamento de Nutrição, dentro do mesmo espaço médico e incluindo a participação e representatividade dos profissionais na programação médica (Temas livres, simpósios, mesas redondas etc.)
Porque acha que o jovem nutricionista deveria se filiar à SOCESP?
Por ter a oportunidade de crescimento e acesso contínuo às informações de ponta dentro da especialidade e áreas correlatas, networking, recebimento de revistas, eventos, cursos etc. por uma sociedade renomada cientificamente nacional e internacionalmente.
Denise Anhoet (1992-2002)
Ver depoimentoMeu nome é Denise Philomene Joseph van Aanholt, formada em Nutrição com especialização em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional e, mais adiante em Atenção Domiciliar e Administração hospitalar.
A Nutrição foi uma escolha digamos não programada, foi em uma época diferente do que vivemos hoje, a cobrança e competição eram mais leves e as informações bem inferiores ao que vemos em dias atuais. Ao verificar as opções na época, este curso me chamou a atenção e ao cursar foi uma surpresa maravilhosa! Devo dizer também que olhando ao passado fica evidente o quanto ela se expandiu e pode representar diversas áreas de atuação.
Iniciei o trabalho em clínica logo após a conclusão do curso, já fazendo parte do grupo EMTN, o hoje conhecido como GANEP Nutrição Humana, onde permaneci por 20 anos, e na sequencia através da amizade com equipe do HCor, a Nutricionista Rosana Perin Costa me convidou a fazer parte da SOCESP, o que me alegrou porque foi uma interação maravilhosa em discussão a cardiologia não apenas em termos de orientações preventivas que era comum nos consultórios e ambulatórios, mas ampliou para o atendimento hospitalar de pacientes com necessidades alimentares especiais como nutrição enteral e posteriormente incluímos assistência domiciliar no programa também. A cada evento a criatividade dos temas foi ampliando e juntos nossos conhecimentos foram se engrandecendo.
Faz tempo essa época, fiz parte vezes da diretoria e muitas gestões como membro da comissão científica e diretora desta comissão. Foram muitas ações importantes como realização da prova de título de especialista, publicação de artigos na revista, guia de alimentação saudável, ação com a comunidade e criação do selo de qualidade para produtos, dentre outros. Sem contar com os eventos dos congressos e cursos ao longo dos anos. Fazer parte desta equipe toda foi um aprendizado que não tem preço, além da amizade que se faz.
Espero muito que os alunos novos que optam pela área clinica tenham oportunidade de fazer parte de associações e sociedades sempre, são aprendizados que não temos na faculdade e importantes ensinamentos para o crescimento profissional, pessoal e emocional! Boa sorte a nova diretiva Parabéns SOCESP por se permanecer atuante e colaborando com a Nutrição clínica e principalmente com o usuário que necessita de cuidados de nutrição.
Sueli Longo – (1995-2001)
Ver depoimentoEscolhi a nutrição por entender que a alimentação guarda relação direta com a qualidade de vida das pessoas. Informar como escolhas alimentares, em todas as fases da vida contribuem com a longevidade saudável. Educar para a saúde é uma missão dos nutricionistas
O convite para participar do departamento de nutrição da SOCESP surgiu quando estava como nutricionista supervisora clínica do Hospital Israelita Albert Einstein. Permaneci na SOCESP por alguns anos (1995-2001) contribuindo com as atividades desenvolvidas pelo grupo. Entre as ações destaco:
a) Elaboração de documentos técnicos/diretrizes e posicionamentos para profissionais
b) Organização de congressos, simpósios, cursos de aprimoramento
c) Prova de título de especialista em nutrição e cardiologia
d) Trabalho multiprofissional em campanhas de conscientização da população sobre as doenças do coração.
e) Trabalhos em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e FUNCOR
Os anos em que permaneci na SOCESP foram de muito aprendizado profissional e pessoal.
As atividades desenvolvidas pelo departamento de nutrição contribuíram com o reconhecimento e a valorização do profissional nutricionista na área de cardiologia.
Contar com trabalho desenvolvido por profissionais comprometidos com a ciência e a ética é fundamental. A SOCESP tem uma história de competência e credibilidade que a tornam fonte de referência na área.
Luci Uzelin (1997-2007)
Ver depoimentoComo a escolha por nutrição surgiu na sua vida?
Desde criança tinha um paladar e olfato aguçado, brincava de sentir o cheiro e sabor dos alimentos para descobrir de olhos fechados e sempre acertava. Na fase do vestibular, entendi que a nutrição traria não só a sua aplicação na culinária/gastronomia, mas também daria conhecimento para utilizar os alimentos no cuidado da saúde e qualidade de vida.
Como surgiu o interesse pela vida em sociedades médicas e pela SOCESP em especial? Poderia nos contar como foi a criação do Departamento de Nutrição e quais as suas contribuições?
Eu estava atuando em nutrição clínica na área da cardiologia e acompanhava o trabalho do time de nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Utilizava este recurso para aumentar o meu conhecimento e aprimorar a conduta dietoterápica e orientações nutricionais dos pacientes durante a internação e pós alta. Neste período, recebi o convite para participar do Departamento de Nutrição da SOCESP, foi uma alegria e oportunidade única. Participei da construção de diretrizes e programação do conteúdo científico dos Congressos da SOCESP, sendo o marco das atividades a prova de especialização de Nutrição em Cardiologia como diferencial de valor agregado ao profissional nutricionista.
Quais foram os momentos mais marcantes na SOCESP dentre todas as gestões que você participou?
Sem dúvida foi a prova de especialização de Nutrição em Cardiologia, porém ocorreram outros momentos marcantes como o Espaço Gourmet, tema de um dos Congressos da SOCESP que ocorreu em Campos do Jordão unindo nutricionistas de vários hospitais e utilizando o espaço e apoio da equipe do Hotel SENAC. O último que gostaria de mencionar, está relacionado as campanhas que ocorriam em especial na semana do coração, momento em que a equipe multiprofissional fornecia orientações à população com foco preventivo aos riscos para as doenças cardiovasculares.
Porque acha que o jovem nutricionista deveria se filiar à SOCESP?
Possibilita conhecimento e melhora o desempenho nas competências do nutricionista, além da integração e cooperação técnica como valor agregado e reconhecimento internacional.
Ana Chediac (1999-2005)
Ver depoimentoComo a escolha por nutrição surgiu na sua vida?
Pela motivação de poder ajudar pessoas a seguirem uma alimentação saudável e por meio dela prevenir e tratar doenças.
Como surgiu o interesse pela vida em sociedades médicas e pela SOCESP em especial? Poderia nos contar como foi a criação do Departamento de Nutrição e quais as suas contribuições?
Era o nutricionista responsável pela cardiologia na instituição hospitalar que atuava e sempre procurei atualização na área. Fazer parte de uma sociedade me proporcionou este conhecimento além de poder compartilhar minhas experiências na área de cardiologia.
Quais foram os momentos mais marcantes na SOCESP dentre todas as gestões que você participou?
Junto com outros membros da SOCESP, disseminei o propósito do trabalho multidisciplinar e sua importância na prevenção e tratamento de doenças cardíacas para população e indivíduos hospitalizados. Outra grande contribuição foi a de divulgar a gastronomia hospitalar, por meio de palestras em cursos e no Congresso da SOCESP, incentivando alimentação cardioprotetora de forma atrativa e prazerosa.
Oferecia cursos, congressos, divulgação de material educativo e técnico no site da SOCESP.
Foram os momentos de discussões multidisciplinares e desenvolvimento de diretrizes na área de cardiologia, além da construção dos Congressos Anuais da SOCESP trazendo informações recentes e troca de experiências nesta área.
Porque acha que o jovem nutricionista deveria se filiar à SOCESP?
Fazer parte da SOCESP proporciona atualização profissional, participando dos cursos e congressos. Além de desenvolver o olhar crítico no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, buscando a excelência assistencial baseada em Valor em Saúde.
Liliana Paula Bricarello (2001-2010)
Ver depoimentoComo a escolha por nutrição surgiu na sua vida?
Sempre quis fazer algo na área da saúde e quando conheci a Nutrição achei que poderia gostar do curso. Me identifiquei logo na segunda fase e hoje penso que não sei o que seria se não fosse nutricionista.
Como surgiu o interesse pela vida em sociedades médicas e pela SOCESP em especial?
Em 2001 atendia pacientes no ambulatório e fazia meu mestrado no Setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular da Unifesp quando conheci a nutricionista Rosana Perim que me indicou para participar do Departamento de Nutrição da Socesp. Foi aí que conheci a Sociedade.
Quais as suas contribuições?
Acredito que contribui no sentido de mostrar que a Nutrição é primordial na prevenção e no tratamento das doenças cardiovasculares.
Fui Coordenadora da Comissão científica, Secretária da diretoria, Vice-diretora e Diretora científica, fiquei na Socesp por pelo menos 8 anos.
Que tipo de atividades o Departamento oferecia?
As atividades que desenvolvíamos na época era de capacitação aos nutricionistas, por meio de cursos e palestras na Socesp. Também organizávamos os Simpósios de Nutrição em Cardiologia, que ocorriam durante os Congressos da Sociedade. Isso foi feito durante todas as gestões, portanto, de 2002 a 2010.
Além disso, elaborávamos materiais educativos que eram divulgados no site da Socesp e participávamos de feiras da saúde realizando avaliação nutricional e educação nutricional à comunidade.
Quais foram os momentos mais marcantes na SOCESP dentre todas as gestões que você participou?
Tivemos muitos momentos emocionantes enquanto grupo. Sempre que terminavam os Congressos ficávamos muito satisfeitas com os resultados e com a participação de cada vez mais nutricionistas e estudantes de Nutrição.
Também fiquei muito feliz quando recebi em 2003 o primeiro prêmio de Temas Livres no X Congresso de Nutrição em Cardiologia. Estava iniciando minha carreira acadêmica.
Porque acha que o jovem nutricionista deveria se filiar à SOCESP?
É uma oportunidade de participar de uma entidade da categoria de nutricionistas e de se atualizar na área de cardiologia.
Roberta Lara Cassani (2004-2011)
Ver depoimentoComo a escolha por nutrição surgiu na sua vida?
Escolhi nutrição em 1982. Sempre tive vontade de seguir a área da saúde. Morava em Bauru e nutrição veio como uma possibilidade de atuar na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Foi essa minha motivação inicial!
Como surgiu o interesse pela vida em sociedades médicas e pela SOCESP em especial? Quais as suas contribuições? Que tipo de atividades o Departamento oferecia?
No decorrer da graduação eu já tinha como planos prestar as três residências clínicas que existiam em nutrição. Naquela época, a escolha por nutrição clínica era muito desafiadora.
Prestei Unesp Botucatu, Incor e Ribeirão Preto USP. Passei nas três e optei por Ribeirão Preto que trazia uma visão mais ampla de quase três anos de residência.
Cardiologia nunca deixou de ser minha paixão. E assim tive a oportunidade de ser convidada para dar algumas palestras e participar das reuniões. Na sequência prestei a prova de título de especialista em cardiologia e aí essa paixão se perpetuou até hoje.
Momentos marcantes na SOCESP foram a união dos grupos de departamento para trazer à tona o que era a especialidade de nutrição e cardiologia.
As buscas pelo espaço nos congressos e o crescimento do próprio departamento junto ao reconhecimento médico que fazíamos questão de buscar sempre.
Acho que todos poderíamos contribuir mais e compreender o que o departamento oferece ao jovem nutricionista.
Também ganhei prêmios de melhor trabalho de temas livres dentro do Congresso, o qual foi muito gratificante.
Mônica Beyruti (2006-2011)
Ver depoimentoComo a escolha por nutrição surgiu na sua vida?
Foi muito por acaso que virei nutricionista. Tenho uma prima que estudava nutrição, Silvia Cassab Jeha, na época que eu ia prestar vestibular. Fui ver o que era o curso, entender melhor e achei interessante. No segundo ano quis desistir do curso, mas perdi a inscrição para o vestibular o que no final foi bom, porque continuei e foi no terceiro ano que comecei realmente a gostar do curso. Estudei no centro universitário São camilo, na época chamado de faculdade de ciências da saúde São Camilo e me formei em 1989.
Como surgiu o interesse pela vida em sociedades médicas e pela SOCESP em especial? Quais as suas contribuições? Que tipo de atividades o Departamento oferecia?
O interesse em contribuir cientifica e eticamente com a classe de profissionais. Fui Diretora cientifica do biênio 2006-2009 do Departamento de Nutrição da SOCESP. Fui Diretora Executiva do biênio 2010-2011 do Departamento de Nutrição da SOCESP, o Departamento já oferecia a prova de título de especialista. Incluímos na minha gestão a participação das regionais nas reuniões do departamento e nos congressos da SOCESP os palestrantes convidados pelo departamento de nutrição precisavam pagar inscrição, senão não podiam dar a palestra para a qual haviam sido convidados. Isso fazia com que muitos não aceitassem e assim perdíamos a participação de profissionais excelentes. Eu achava isso um absurdo. No Biênio do qual fui Diretora executiva conseguimos cortar essa taxa de inscrição e assim mais profissionais competentes e bastante capacitados passaram a participar e trazer conhecimento para nosso público.
Quais foram os momentos mais marcantes na SOCESP dentre todas as gestões que você participou?
Todos os momentos foram marcantes. Os cursos ministrados pelo Departamento, os congressos, a satisfação dos profissionais que participavam dos congressos com nosso trabalho, os artigos publicados e cada uma das conquistas do grupo. Tudo era feito com carinho e união. Não parecia trabalho porque sempre nos divertíamos muito.
Porque acha que o jovem nutricionista deveria se filiar à SOCESP?
Porque é uma oportunidade de se atualizar com assuntos diversos da área, profissionais competentes sempre com base em evidências.
Regina Helena Pereira Marques (gestão 2011-Atual)
Ver depoimentoSou Nutricionista, formada na cidade de Bauru, interior de São Paulo, de onde parti para a capital ao final do curso para um Aprimoramento no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, onde iniciei na prática clínica na área de Cardiologia.
Foi muito enriquecedor, e daí por diante me dediquei totalmente à Cardiologia.
Sempre atendendo em consultório de Clínica Cardiológica, complementei minha formação com inúmeros Congressos SOCESP, cursos de Atualização do Departamento de Nutrição, Pós-graduação e Mestrado.
Em 2011 fui convidada pela então Diretora Científica Roberta Cassani a compor o quadro como representante do Departamento na Regional do ABCD.
Foi aí que iniciei minhas atividades na SOCESP. Com a vontade de multiplicar o conhecimento e o interesse de Nutricionistas na área de Cardiologia. Numa Sociedade podemos partilhar e oferecer ao sócio muito mais que um Simpósio; uma convivência com seus pares na forma de aprendizado constante e troca de experiências.
Em 2012 encabecei uma chapa como Diretora Executiva e após a posse, imediatamente voltamos nosso trabalho a produção mensal de eventos, incluindo os Grupos de Estudo que iniciaram como encontros para discussão de temas pertinentes a Nutrição em Cardiologia, depois com o tempo tomou uma característica mais acadêmica com aulas e palestrantes, sócios e/ou externos, trazendo mais conteúdo para nossos associados. Fizemos conferências, oficinas e eventos em parques da cidade.
Nosso Departamento teve seu primeiro prêmio de Tema Livre Interdisciplinar no Congresso do 2012 (ou 2013- confirmar com secretaria) e este momento foi muito empolgante. Mostrou o amadurecimento de nossa área dentro da pesquisa clínica em Cardiologia.
Tenho orgulho de ter ajudado o Departamento a cumprir prazos, produzir conteúdo, participar de eventos, bater metas, como nenhum outro Departamento dentro desta Sociedade.
Espero que muitos estudantes, recém-formados, profissionais consagrados venham, nos conheçam e somem conosco. Afinal não tem nenhuma outra especialidade Médica que valorize tanto a Nutrição como a Cardiologia.
Cibele Regina Laureano Gonçalves (2012-2017)
Ver depoimentoComo a escolha por nutrição surgiu na sua vida?
No final da minha infância e começo da adolescência, precisei cuidar da minha mãe e da minha irmã. Minha mãe teve um tumor e ficou acamada, meu pai trabalhava fora e eu, como mais velha, precisei assumir algumas tarefas da casa e uma delas era o preparo das refeições. Então, com a ajuda da minha tia, fui aprendendo a cozinhar e me interessando pela culinária e nutrição. Com o objetivo de recuperar a saúda da minha mãe, comecei a ler mais sobre nutrição e seu impacto na saúde e qualidade de vida. Fui crescendo e o interesse pela área só aumentava. No momento de decidir qual faculdade cursar, eu não tinha dúvidas que seria nutrição. Aprender sobre como o que comemos pode se tornar a cura para muitas doenças, além de atuar na prevenção de diversos problemas de saúde e garantir qualidade de vida foi o fator determinante para a escolha da faculdade.
Como surgiu o interesse pela vida em sociedades médicas e pela Socesp em especial? Quais as suas contribuições? Que tipo de atividades do departamento oferecia?
Como forma de me manter atualizada do ponto de vista científico, fiz e ainda faço diversos cursos e participo de congressos da área. Muitos desses eventos são idealizados e organizados por sociedades médicas. Trabalhando na área de cardiologia, pude ter contato com a Socesp e pude vivenciar na prática o quão empenhada esta sociedade é em promover eventos de cunho científico de alta qualidade, com profissionais renomados tanto para profissionais da área como para a população. Contribui participando da organização dos eventos do Congresso e das reuniões mensais do GENC (grupo de estudo em nutrição em cardiologia). Também fui revisora da revista científica e participei da confecção da prova de título de especialista. Pude participar de atividades de conscientização sobre a saúde cardiovascular voltadas à população em geral.
Dentre as atividades que o departamento oferece, posso destacar as aulas com temas extremamente atuais através dos encontros do GENC, cursos de atualização voltado para obtenção da prova de título de especialista, atividades acadêmicas no maior congresso da área de cardiologia (Congresso da Socesp), oportunidade de ter o título de especialista em nutrição em cardiologia, oportunidade de publicação na revista científica.
Quais foram os momentos mais marcantes na Socesp dentre todas as gestões que você participou?
Posso dizer que tive vários momentos marcantes. Vou citar aqui uma ação de conscientização sobre saúde cardiovascular realizada no Parque da Água Branca. Esta ação me emocionou bastante, pois atuamos não apenas levando informação teórica sobre nutrição e saúde cardiovascular, mas também atividade prática com a população e me lembro do quão gratificante me senti no final do dia.
Um outro momento marcante, foi quando nos reunimos com todos os demais departamentos da Socesp, para discutirmos e escrevermos a Diretriz com orientações voltadas a profissionais da área da saúde em cardiologia. Foram dias intensos de leitura de evidências científicas e discussões de altíssimo nível, buscando entregar o melhor.
Porque acha que o jovem nutricionista deveria se filiar a Socesp?
Para o jovem nutricionista, se filiar à Socesp é ter a certeza que você receberá atualizações científicas na área de cardiologia de forma assertiva para o seu desenvolvimento profissional e também pessoal. A medida que você é vinculado, você terá oportunidades únicas de vivenciar ações do Departamento de Nutrição que trarão visibilidade a instituições e empresas da área, pois você demonstrará o quão interessado e atualizado é. Certamente, se vincular a Socesp é ter a certeza que receberá do Departamento de Nutrição todo apoio e incentivo para manter-se atualizado, além da grande rede de networking que o Departamento promove com os encontros mensais.
Marcia Gowdak (gestão 2012-2021)
Ver depoimentoO meu interesse na Cardiologia começou cedo, assim que completei 18 anos. Nessa época a minha mãe, que fazia acompanhamento com o cardiologista para o tratamento de hipertensão, recebeu a notícia de necessidade cirúrgica por um problema congênito na válvula aórtica. Ainda tenho a lembrança do susto causado pela cirurgia e das 4 prolongadas horas de procedimento que foram somadas ao aborrecimento de saber que aquela seria apenas a primeira de outras.
Neste ano, estava no segundo ano de graduação e senti a necessidade de aprender mais sobre o assunto. Quem sabe poderia ajudar a pessoa com quem sempre mantive muita proximidade?
Quando terminei a graduação em Campinas, não tive dúvidas de que precisaria aprofundar os meus conhecimentos sobre as doenças cardiovasculares e ingressei no aprimoramento em Cardiologia no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo. No InCor, descobri que a Cardiologia era uma área muito vasta, com a possibilidade de vários caminhos, tanto na área preventiva quanto na parte de tratamento. Com a finalização do aprimoramento, surgiu a oportunidade de morar fora do país e fazer estágio na Cardiologia em um grande hospital nos Estados Unidos. No retorno para o Brasil, nada mais natural do que continuar a minha atuação na área de interesse. Foi quando fui contratada no InCor, na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício, onde permaneci por 8 anos.
Nessa época, desde o aprimoramento, já frequentava os Congressos da SOCESP que chamavam a minha atenção pela programação científica de excelência. Foi quando vi que valia a pena investir naquela Sociedade, sabendo que a Nutrição exercia um impacto indiscutível na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Nos Congressos da SOCESP, tinha a oportunidade única de conhecer e aprender com os principais investigadores de diferentes áreas da Cardiologia.
Foi em 2012 que recebi a ligação de um membro do departamento de nutrição da Socesp perguntando sobre o meu interesse em fazer parte do grupo que, entre tantas atividades, participava ativamente em um dos maiores Congressos de Cardiologia do Brasil. Assim que ingressei na Sociedade, conheci os demais membros do departamento com quem trabalhei por quase 10 anos! Foi neste mandato que o GENC (Grupo de Estudo de Nutrição em Cardiologia) foi criado, atendendo a sugestão assertiva da Regina Pereira, diretora executiva da nova gestão naquela época. O GENC continua até os dias de hoje e mereceu destaque no departamento. Em seus encontros, a Socesp sempre procurou atender às demandas dos temas sugeridos pelos sócios. Para isso, um professor especialista é convidado para a discussão de assuntos diversos, às vezes polêmicos, mas invariavelmente atuais na área de Nutrição em Cardiologia.
O Congresso anual sempre mereceu muita atenção e dedicação, mas o resultado habitualmente surpreendia os membros do departamento e demais profissionais de outras áreas que, atraídos pelos temas, prestigiavam frequentemente a nossa programação.
Sem nenhuma dúvida, sei que aprendi muito com o Departamento de Nutrição da SOCESP e fico feliz em compartilhar com vocês a minha história.
Que o departamento de Nutrição da SOCESP mantenha o seu desafio de atualizar e disponibilizar ferramentas de trabalho para os sócios e, ao mesmo tempo, conscientizar a população de que a dieta saudável tem papel de destaque entre as mudanças necessárias na contenção das doenças cardiovasculares.
Nágila Raquel Teixeira Damasceno (2015-atual)
Ver depoimentoComo nutricionista formada em 1994, Mestre em 1997, Doutora em 2001, com dois Pós-doutoramento (2004 e 2010), docente de universidade pública desde 1998 e membro da Diretoria do Departamento de Nutrição da SOCESP desde 2015, me vejo como uma profissional de Nutrição atuante frente às principais demandas da Nutrição em Cardiologia.
Fazer parte da SOCESP tem sido uma experiência multi- e interdisciplinar ímpar extremamente positiva, pois a oportunidade de imprimir o olhar da Nutrição dentro de uma sociedade médica há quase 30 anos evidencia a responsabilidade social da SOCESP dentro do cenário da cardiologia nacional. Como membro da diretoria do Departamento de Nutrição vivenciamos grandes momentos por meio do Grupo de Estudos em Cardiologia (GENC), da coordenação da prova do título de Especialista em Nutrição em Cardiologia e da produção de materiais técnicos e científicos voltados à população geral e profissionais de saúde que atuam na cardiologia.
Participamos da revista científica da SOCESP e da organização de livros incluindo capítulos sobre nutrição em cardiologia. Foram muitas as emoções, mas certamente dois momentos se tornaram inesquecíveis: Realizar o maior congresso SOCESP uma semana após o término da maior greve de caminhoneiros do país e participar do 1º congresso SOCESP 100% virtual durante a pandemia pelo COVID-19.
Exemplos inesquecíveis de sucesso e interdisciplinaridade a favor da ciência, da cardiologia e da vida. Diante desses desafios e do sucesso coletivo vivido na SOCESP, eu como nutricionista, pesquisadora e docente viveria tudo novamente e por isso convido todos os acadêmicos de Nutrição e jovens nutricionistas a virem fazer parte da SOCESP!
Valeria Arruda Machado (2016 – atual)
Ver depoimentoComo a escolha por nutrição surgiu na sua vida?
Nutrição foi amor à primeira vista desde quando conheci a profissão na sétima série do ensino fundamental. Eu tinha absoluta certeza que eu havia encontrado a minha missão de vida.
Como surgiu o interesse pela vida em sociedades médicas e pela SOCESP em especial? Quais as suas contribuições? Que tipo de atividades o Departamento oferecia?
A cardiologia sempre foi minha grande paixão. No segundo ano da faculdade de nutrição ingressei na iniciação científica no departamento de lípides da UNIFESP e com seis meses de formada ingressei no mestrado e mais tarde no doutorado na área de cardiologia.
Desde aluna de graduação eu frequentava o congresso da SOCESP e meus olhos brilhavam ao ver os palestrantes que eu admirava.
Ana Carolina Moron, uma nutricionista muito especial, me fez o primeiro convite para participar da SOCESP. Foi após este convite que agendei minha primeira reunião com a Regina Pereira (diretora do departamento) para entender a participação do departamento de nutrição na SOCEP.
Eu iniciei na SOCESP participando da regional ABC, depois convidei amigos nutricionistas para participarem comigo, após algum tempo iniciei nas reuniões de São Paulo e fui convidada para participar da diretoria oficial como diretora cientifica, no qual participo da diretória até os dias de hoje.
O departamento de nutrição sempre ofereceu os melhores cursos e atualizações na área de cardiologia e o congresso sempre teve excelentes programações e eu tenho muito orgulho em fazer parte desta comissão organizadora desde 2016.
Quais foram os momentos mais marcantes na SOCESP dentre todas as gestões que você participou?
A gestão que eu fui diretora executiva, embora tenha sido uma gestão desafiadora devido a pandemia, nós tivemos conquistas importantes para o nosso departamento.
Por que acha que o jovem nutricionista deveria se filiar à SOCESP?
Porque ao frequentar a SOCESP terá conteúdos científicos atualizados na área de cardiologia, fora a troca de experiencias com diversos nutricionistas desta área.
Sou muito grata e tenho muito orgulho em fazer parte desta história do nosso departamento, pois eu sempre me inspirei nas primeiras diretoras e hoje elas são minhas grandes colegas de trabalho.
Juliana Tieko Kato (2018-atual)
Ver depoimentoSempre fui uma pessoa apaixonada pela alimentação, gostava muito de cozinhar com meu pai em casa, quando estava no ensino médio acabei prestando prova para o ensino técnico em telecomunicações, mas logo que inicie me arrependi, pois sabia que estava caminhando na direção oposta do que queria como carreira.
Ainda no ensino médio meu avô teve um AVC e comecei a estudar como a alimentação poderia ajuda-lo, assim ao concluir o colegial, ingressei meus estudos na São Camilo, e ali tive a certeza de que era essa a profissão que eu queria.
Quando conclui a faculdade a minha amiga Valéria Machado me convidou para fazer parte da equipe de Nutricionista do ambulatório do Setor de Lipides, Aterosclerose e Biologia Vascular da Unifesp, e foi por meio do convívio com grandes profissionais da área que meu coração começou a bater mais forte para a cardiologia e desde então essa tem sido a minha motivação dentro da Nutrição. Fiz meu doutorado na Disciplina de Cardiologia da Unifesp, estudando a microbiota intestinal de pacientes infartados, acompanhava eles desde a UTI até o período de 6 meses pós infarto, e sou muito grata por ter contribuído para a recuperação de centenas de pacientes e por poder contribuir com a ciência em nosso país. Meus professores sempre apoiavam os meus estudos e pesquisas, tive a oportunidade de participar como co-autora de diretrizes na cardiologia.
Minha história com a Socesp é muito longa, há muito anos participava dos GENCs e dos Congressos, e foi em 2018 que recebi o convite para participar como diretora científica, é muito gratificante poder estar do “outro lado”, a dedicação de todos os envolvidos em levar conhecimento e disseminar a nutrição em cardiologia com tanta maestria.
Tive muitos momentos marcantes na Socesp, o primeiro quando obtive o título de especialista em nutrição em cardiologia, esse foi sem dúvida um momento ímpar na minha carreira, o segundo quando fui finalista do prêmio Jovem Pesquisador do Congresso e neste ano ter ganhado o Prêmio de Melhor Trabalho do Departamento de Nutrição ganhadora do Prêmio Interdisciplinar. Outra alegria imensa é estar nesta gestão atual como diretora executiva e participar como membro do Núcleo de Inovação e Tecnologia o qual também tenho aprendido muito. Outros momentos marcantes foi fazer o congresso acontecer diante de tantas adversidades como a greve dos caminhoneiros que deixou a todos apreensivos sobre a sua realização e, agora mais recente, o desafio de voltar ao congresso presencial na pandemia.
O departamento oferece inúmeras atividades para seus associados, como os grupos de estudos, curso de atualização, acesso aos suplementos da revista científica, prova de título de especialista e neste ano iniciamos o Projeto “Diálogos com a Nutrição” uma série de e-books com o resumo das principais diretrizes brasileiras ligadas a cardiologia.
Afiliar-se a socesp é uma oportunidade de aprimorar o conhecimento dentro desta temática, a ciência é muito dinâmica, e precisamos estar em constante atualização, e o Departamento de Nutrição fornece isso para os seus sócios. Por isso, convido a todos a fazerem parte da nossa sociedade que além de todos os benefícios citados, também é uma forma de fortalecer nossa classe dentro de uma equipe interdisciplinar.
Luciene de Oliveira (2022 – atual)
Ver depoimentoComo a escolha por nutrição surgiu na sua vida?
Eu nem sabia o que era Nutrição, na verdade, sempre quis ser professora da Educação Infantil. Fiz o curso técnico exigido para lecionar, na época, o Magistério e meu plano era cursar Pedagogia depois.
Porém, no último ano do Magistério, tive uma disciplina Alimentação e Nutrição, cujo objetivo era qualificar os professores com conhecimentos sobre o assunto para que pudessem disseminar informações sobre alimentação saudável, higiene dos alimentos e nutrição para as comunidades onde atuariam, já que grande parte da população não tinha acesso a serviços de saúde. Daí me apaixonei por essa matéria e descobri que havia uma possibilidade de formação profissional na área da Nutrição. E foi assim que ao invés de prestar Pedagogia no vestibular, prestei e entrei no curso de Nutrição.
Como surgiu o interesse pela vida em sociedades médicas e pela SOCESP em especial? Quais as suas contribuições? Que tipo de atividades o Departamento oferecia?
Terminei a faculdade, fiz uma especialização em Saúde Pública, com enfoque em atendimento ambulatorial e logo após passei num concurso para um Hospital Universitário, para atuar em clínica. Me senti muito despreparada e insegura.... Então busquei atualização e conhecimento em material científico, cursos, simpósios e congressos promovidos por sociedades médicas, especificamente na área de Cardiologia, devido as unidades de internação que assumi no hospital.
Essa demanda por conhecimento específico e atualização ficou mais forte depois que fui convidada a participar da Preceptoria do Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia. Senti a necessidade de trocar experiências e conhecer o trabalho de outros nutricionistas que atuavam em Cardiologia, para transmitir aos residentes um melhor embasamento teórico, aliado a prática clínica de muitos anos...... E a partir daí conheci e comecei a participar das reuniões do Grupo de Estudos de Nutrição em Cardiologia (GENC) da SOCESP. Me associei a instituição, prestei a prova de títulos, inclui as reuniões do GENC nas atividades científicas da residência, levamos casos para a discussão no grupo, apresentamos temas...... Foi muito enriquecedor.
Quais foram os momentos mais marcantes na SOCESP dentre todas as gestões que você participou?
E hoje, após 10 anos de participação como associada do Departamento de Nutrição, tenho a honra de fazer parte da Diretoria Científica na gestão atual..... Nunca imaginei que um dia estaria do lado de cá, participando da produção do conhecimento que um dia fui buscar com profissionais referência na área! Dentre todas as oportunidades que estar na Diretoria do Depto da SOCESP me proporciona, sem dúvidas nenhuma, a de poder reencontrar profissionais que acompanhei na residência e que hoje trilham caminhos de sucesso na Nutrição, é o que mais me emociona! Da um orgulho danado!!!
Porque acha que o jovem nutricionista deveria se filiar à SOCESP?
Em tempos em que tanta informação e desinformação são veiculadas pela mídia e atingem a população tão rapidamente, o profissional Nutricionista precisa se manter atualizado, e nada melhor do que buscar informações em uma fonte confiável, uma sociedade científica que busca sempre divulgar o conhecimento baseado em evidências científicas, oferecendo aulas, cursos, congressos e muito material científico de qualidade aos seus associados.
Doença, considerada silenciosa, faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal e acaba comprometendo o funciona...
A depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico, desordens mentais muitas vezes negligenciadas entre a família e os amigos devido ao desc...
Por ocasião do Dia Internacional da Mulher (8 de março) a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) reitera a importância ...
Inspirado na corrente “9 verdades e 1 mentira”, que circulava pelo Facebook, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e...