27 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Nutrição inaugura memorial que contará a história dos Departamentos multiprofissionais da SOCESP

O Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo foi o primeiro a inaugurar um memorial no site da entidade que contará a história e a atuação multiprofissional. O espaço online ainda reunirá uma série de depoimentos de integrantes ilustres que foram responsáveis por dar a SOCESP um carácter mais amplo no cuidado do paciente com cardiopatia ou mesmo pessoas portadoras de fatores de risco e aquelas que buscam tão somente a prevenção cardiovascular.

São profissionais de saúde de oito áreas como educação física, enfermagem, farmacologia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social, além de um Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos. “Resgatar a história é uma forma de honrar aqueles que vieram antes para buscarmos um futuro melhor”, diz a presidente da SOCESP (gestão 2022/2023), Ieda Jatene. 

A fundadora do Departamento de Nutrição, Rosana Perim, conta há cerca de 30 anos, foi convidada pela presidente da SOCESP, Amanda Guerra Morais Rego Souza a estruturar um grupo para nutricionistas que atuavam na cardiologia. “A missão era dedicar à assistência, ao ensino e à pesquisa das doenças cardiovasculares por meio da realização dos simpósios anuais de nutrição que ocorreriam em paralelo ao Congresso da SOCESP, estreitando conhecimento e contatos com pesquisadores, profissionais da saúde e médicos”, lembra Rosana Perim.

Rosana recorda-se que começava um grande desafio que era contatar as nutricionistas dos principais hospitais da Grande São Paulo e das outras cidades onde a SOCESP tinha as regionais representadas já pelos cardiologistas, para compor a chapa e se associarem. “Conseguimos trazer para o recém Departamento criado um razoável número de sócios que se juntaram a nós e para iniciar o trabalho. Com a estruturação e chapa montada, o nosso primeiro desafio foi participar do Congresso, realizado em maio 1993 na cidade de Ribeirão Preto. A partir dessa data a Nutrição se uniu aos outros departamentos já existentes, como a Enfermagem e a Psicologia e fidelizamos nossa participação”, completa.  

Rosana Perim destaca que o pioneirismo da criação Departamento serviu de exemplo para que outras sociedades médicas incluíssem a nutrição em seus quadros, reforçando a importância da equipe multiprofissional na prevenção, no cuidado e no tratamento das doenças.  

A fundadora também comenta que o trabalho foi sendo amplificado ao longo das três décadas seguintes. “Iniciamos participação na revista científica da SOCESP com publicações técnicas e resultados de pesquisas clínicas e nutrição. A criação do Departamento possibilitou a participação da nutrição em atividades e eventos de subáreas da cardiologia como a Aterosclerose, Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca e outras. Rosana Perim presidiu o Departamento de Nutrição ao longo de duas gestões: 1993/1995 e 1997/1999. 

No memorial ainda é possível conferir os depoimentos das nutricionistas: Monica Meale (1992-2002), Cláudia Stéfani Marcílio (1992-2007 e atual), Denise Anhoet (1992-2002), Sueli Longo – (1995-2001), Luci Uzelin (1997-2007), Ana Chediac (1999-2005), Liliana Paula Bricarello (2001-2010), Roberta Lara Cassani (2004-2011), Mônica Beyruti (2006-2011), Regina Helena Pereira Marques (gestão 2011-Atual), Cibele Regina Laureano Gonçalves (2012-2017), Marcia Gowdak (gestão 2012-2021), Nágila Raquel Teixeira Damasceno (2015-atual), Valeria Arruda Machado (2016 – atual), Juliana Tieko Kato (2018-atual) e Luciene de Oliveira (2022 – atual). 

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias