14 de setembro de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

SOCESP mantém frentes para atualização profissional de cardiologistas

SOCESP mantém frentes para atualização profissional de cardiologistas

14 de agosto é o Dia do Cardiologista.


*Maria Cristina Izar


A cardiologia é uma das áreas mais dinâmicas da medicina e, para ficar atualizado, o cardiologista deve estar em constante formação, up to date com novas pesquisas, procedimentos e medicamentos. As ações de educação continuada são uma das marcas-registradas da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, entidade criada há 58 anos cuja missão é congregar, representar e defender os interesses dos cardiologistas do estado paulista, especialmente estimulando o progresso, a responsabilidade social e a difusão de conhecimento.

O Congresso anual da SOCESP é um exemplo dessas iniciativas. Trata-se do maior evento da América Latina e está entre os maiores do mundo na especialidade. A última edição, ocorrida em junho deste ano, reuniu 7.072 participantes. A pluralidade de temas discutidos – desde a falta de controle de fatores de risco até a relevância da espiritualidade no enfrentamento das doenças cardiovasculares – é um dos pontos-chave para angariar tantos adeptos.

Manter os cardiologistas em contato permanente com especialistas por meio de entrevistas, palestras e podcasts é outra contribuição. Na plataforma Web SOCESP (https://socesp.org.br/web-socesp/) os usuários têm acesso aos assuntos mais comentados da cardiologia mundial e da realidade brasileira. Somente no primeiro semestre deste ano foram 49 convidados entrevistados no estúdio da SOCESP em sua sede, na avenida Paulista, e outros 25 fizeram participação on-line. Todas as apresentações ficam disponíveis no site.

De janeiro a junho de 2024, o ranking de podcasts mais acessados da SOCESP foram: Até onde a população consegue identificar doenças cardiovasculares?; O horizonte tecnológico para inovar a cardiologia – tendências e oportunidades (Tecnologia e Inovação); Questões burocráticas do óbito em domicílio; Exercício físico como ferramenta para o tratamento da obesidade; Exercício físico na melhora da qualidade do sono; Manejo de sintomas e os cuidados das últimas horas; Explorando saúde: compreendendo doenças e qualidade de vida; Monitoramento doméstico da pressão arterial: uma ferramenta vital; O papel da educação física na saúde cardiovascular de pacientes oncológicos e A cardiologia em transformação: o papel da inteligência artificial, da genética e da interoperabilidade dos dados na saúde digital.

Também citamos aqui eventos presenciais, alguns promovidos em nossas regionais, como foi o caso de Avaliação do exercício para cardiopata (Regional Araraquara) e Cigarros eletrônicos (Regional Piracicaba). Já entre lives e aulas gravadas, destaques de audiência para Highlights do ACC (American College of Cardiology); Anticoagulação na fibrilação atrial; Doença arterial coronária crônica; O que há de novo no tratamento das valvopatias?; Terapia antitrombótica; Aterosclerose: além do LDL; Inovação e tecnologia em saúde cardiovascular; Efeitos cardioprotetores e nefroprotetores das glifozinas; Cuidados paliativos: simulando a realidade para aplicar melhor na prática – gincana de casos clínicos e O impacto dos novos antidiabéticos nas doenças cardiovasculares.


Centro de Treinamento

Credenciado pela American Heart Association (AHA), o Centro de Treinamento em Emergências Cardiovasculares da SOCESP está apto a capacitar equipes de saúde para agirem diante de ocorrências cardíacas. Desde sua criação, em 2002, mais de 27 mil alunos passaram pelo local.

A programação inclui o Curso ACLS - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia destinado àqueles que participam do tratamento de vítimas de parada cardiorrespiratória ou emergências cardiovasculares, como arritmias, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. O ACLS conta com simulação de situações reais em estações práticas, nas quais os profissionais podem aprofundar suas competências tanto como líder quanto como membro de grupos de atendimento de alto desempenho.

O Curso BLS – Suporte Básico de Vida aborda tanto o reconhecimento e tratamento dos sintomas cardíacos e respiratórios no ambiente pré-hospitalar, incluindo ressuscitação cardiopulmonar e desfibrilação. Destaque para a possibilidade de prática em manequins desenvolvidos especialmente para o ensino das técnicas de reanimação. O BLS habilita a reconhecer situações de gravidade potencialmente fatais e a realizar desobstrução das vias aéreas de modo seguro e eficaz, além de ensinar a correta utilização do desfibrilador externo automático. 

O PALS – Suporte Avançado de Vida em Pediatria é voltado aos responsáveis por iniciar e direcionar o suporte à vida até a estabilização e transporte em emergência pediátrica. É um curso baseado nas evidências dos guidelines de 2020 da AHA e do ECC (Emergency Cardiovascular Care). Já o First Aid - primeiros socorros pode ser feito também por leigos que pretendem agir em situações agudas. Ensina primeiros socorros para situações de parada cardíaca e demais episódios graves. Manobras de ressuscitação cardiopulmonar e uso de desfibrilador externo automático estão incluídos no currículo.


Projetos 

Dois projetos da SOCESP se destacam por envolverem o treinamento de profissionais em hospitais públicos e campanhas informativas para leigos: o Projeto Infarto e o Projeto Insuficiência Cardíaca. Ambos visam aprimorar o cuidado aos pacientes, com proposta de manejo ideal, que respeite as características dos distintos municípios do Estado e colabore para diminuir a mortalidade. As aulas consideram as mais recentes diretrizes nacional e internacionais, padronizando o atendimento e definindo fluxo, métricas e validação tanto em serviços de emergência como para pacientes internados. Estes projetos da SOCESP ganharam adesão e o reconhecimento do Conselho de Secretários Municipais de Saúde/SP (COSEMS). 

E é o reconhecimento do poder público, de nossos pares e, principalmente, de quem recorre a nós, que nos traz motivação para seguirmos trabalhando para que a cardiologia e os cardiologistas sempre sejam uma referência positiva perante a sociedade como os verdadeiros “amigos do coração”.  Parabéns, colegas, neste 14 de agosto – Dia do Cardiologista!



* Maria Cristina Izar é cardiologista, presidente da SOCESP (biênio 2024/2025) e professora adjunta livre docente da Disciplina de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo.


BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos