28 de março de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Quem tem alguma doença cardiovascular deve adotar medidas preventivas para evitar contrair sarampo, cujos casos aumentaram cerca de 164% em São Paulo, num período de apenas 19 dias

Não há uma relação direta entre os problemas cardiológicos e o sarampo. “Este, porém, pode debilitar bastante o organismo, o que gera riscos para pessoas que já tenham doenças crônicas, dentre elas as cardiovasculares”, explica o médico José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). 

Assim, a prevenção é importante. Para isso, a imunização é a única alternativa. Devem ser vacinados: quem, indubitavelmente, nunca teve sarampo. Dentre estes, quem nunca tomou a vacina ou quem tomou apenas uma dose.   

O sarampo compromete a resistência do paciente, favorecendo a ocorrência simultânea de superinfecção viral ou bacteriana, inclusive pneumonia. Por isso, são frequentes as complicações, principalmente nas crianças até os dois anos de idade, adultos jovens e portadores de doenças crônicas. Se a pessoa tiver febre por mais de três dias depois do surgimento das erupções na pele, pode estar ocorrendo complicações, como infecções respiratórias, otites e diarreia. Em casos mais graves, podem aparecer até mesmo problemas neurológicos.

Portadores de doenças cardiovasculares que apresentem sintomas de sarampo devem procurar rapidamente o médico, que orientará corretamente as medidas a serem adotadas para minimizar eventuais complicações. Os sintomas iniciais são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Depois, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.


Sobre a SOCESP

A Socesp - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976. Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina, conta com cerca de 8 mil sócios. Os principais objetivos da Socesp são contribuir para a atualização dos cardiologistas do estado e difundir o conhecimento científico gerado pela própria Socesp aos profissionais da saúde que atuam na Cardiologia e para a população.


Atendimento à Imprensa

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

Lívia Velasco – [email protected]   

Raphael Pozzi - [email protected]

Telefone: (11) 3675-5444


Site: www.viveiros.com.br

Editoria: www.biografiaempresarial.com.br

Twitter: www.twitter.com/RVComunicacao

Facebook: facebook.com/RicardoViveirosComunicacao

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias