20 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

O trabalho será apresentado em 21 de junho, às 14 horas, no Monitor 11 do Congresso da Socesp, no Transamérica Expor Center, em São Paulo. Seus autores observam que pacientes com insuficiência cardíaca frequentemente apresentam redução da força muscular periférica, que leva à redução da capacidade funcional e à consequentemente intolerância aos esforços físicos. O estudo estabeleceu um programa de exercícios combinados, aeróbicos e musculares, que melhorou essas condições.
Realizou-se ensaio clínico controlado com pacientes com insuficiência cardíaca. Foram 82 voluntários, divididos em dois grupos de 41 pessoas cada: o primeiro realizou  atividade física de rotina de recomendação médica, não sendo submetido à prática de exercício físicos combinados, que foi aplicada ao segundo grupo. Para este foi realizado exercício aeróbico, complementado por exercício de força três vezes na semana, por 16 semanas. 
Os pacientes dos dois grupos foram submetidos ao teste de força de preensão manual e ao teste de caminhada de Cooper 12 minutos no início e após 16 semanas do estudo. Observou-se melhora significativa da força de preensão manual e na capacidade funcional (distância percorrida no Cooper) no grupo ao qual foi aplicado o programa de exercícios combinados. Os pesquisadores concluíram que o programa de exercícios combinados é capaz de promover melhora física e muscular e é importante na restauração da tolerância ao esforço.
Os autores do estudo são: Tainá Fabri Carneiro Valadão, Paula Naomi Morimoto, Stella De Angelis Trivellato, Caroline Pupo da Silveira, Josiela CS Rodrigues, Meliza Goi Roscani, Hélio Rubens de Carvalho Nunes, Rodrigo Bazan, Katashi Okoshi e Silméia Garcia Zanati Bazan.

Atendimento à Imprensa
Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação
Lívia Velasco – [email protected] 
Raphael Pozzi - [email protected]
Telefone: (11) 3675-5444 / (11) 95142-7925 / (11) 9.8730-7710
Site: www.viveiros.com.br
Editoria: www.biografiaempresarial.com.br
Twitter: www.twitter.com/RVComunicacao
Facebook: facebook.com/RicardoViveirosComunicacao


BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias