19 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

O atacante camaronês Joel Tagueu, com passagens por Santos e Cruzeiro, foi cortado de sua seleção nacional após ser diagnosticado com uma anomalia na artéria coronária. Ele tem apenas 25 anos e disputaria a Copa Africana de Nações, realizada no Egito. Segundo a Federação Camaronesa de Futebol, ele corria risco de morrer se entrasse em campo. Apesar de ter nascido em Camarões, o atacante tem forte ligação com o futebol brasileiro, já que foi revelado pelo Londrina e atuou, também, no Avaí, Botafogo e Coritiba. Atualmente, está no Marítimo, de Portugal.

Segundo o cardiologista Dr. Cláudio Cirenza, membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, a morte súbita é um grave problema de saúde pública em todo o mundo. O óbito ocorre em até uma hora após o início dos sintomas em indivíduos supostamente saudáveis. No caso da morte súbita cardíaca há um agravante: as vítimas têm cardiopatia congênita ou adquirida potencialmente, que pode ou não ter sido previamente diagnosticada até a ocorrência. “Em dados mundiais, estima-se que 17 milhões de pessoas morram anualmente por doenças cardiovasculares e 25% delas são de morte súbita”, afirma Dr. Cirenza.

O especialista explica que uma estimativa da American Heart Association mostrou que apenas 10% dos pacientes sobrevivem quando o evento ocorre em local público. Em residências, esse índice cai para 6%.

Ele esclarece que a presença do Desfibrilador Externo Automático (DEA) em pontos estratégicos, como shoppings, estádios, aeroportos, transporte público e condomínios, onde há grande circulação de pessoas, pode reduzir a quantidade de mortes súbitas. “É preciso, também, ter pessoas treinadas. A desfibrilação rápida, trazendo o coração de volta para o ritmo normal, é essencial para salvar o paciente”.

Segundo Dr. Cirenza, quanto mais pessoas são treinadas em reanimação cardiopulmonar, na sociedade como um todo, maiores são as chances de sobrevida da vítima. Atenta a essa realidade, a Socesp promove o Projeto Social “Nós Cuidamos do seu Coração”, que já treinou mais de cinco mil crianças de escolas públicas, a partir dos 12 anos de idade, para identificar e prestar os primeiros socorros para pessoas acometidas por ataques cardíacos, incluindo a prática de massagem torácica. A iniciativa é liderada pelo diretor do Centro de Treinamento em Emergências da Socesp, Dr. Agnaldo Piscopo e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Atendimento à Imprensa
Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação
Lívia Velasco – [email protected]   
Raphael Pozzi - [email protected]
Telefone: (11) 3675-5444
Site: www.viveiros.com.br
Editoria: www.biografiaempresarial.com.br
Twitter: www.twitter.com/RVComunicacao
Facebook: facebook.com/RicardoViveirosComunicacao

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias