18 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Estudo em Registro sobre a Saúde Mental e Esgotamento Psíquico de Profissionais de Saúde durante a Pandemia por SARS-CoV-2

Proposta


A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – tem constatado, com base em assuntos veiculados constantemente na mídia e também com base em relatos de médicos cardiologistas, chefes de seções e/ou departamentos de emergências dos hospitais públicos e privados, a percepção do aumento do esgotamento psíquico e físico de profissionais de saúde. Este fenômeno também é observado em outros países, como na Itália, Espanha onde a epidemia do COVID-19 tem atingido proporções que extrapolam as condições de suporte do sistema de saúde, fenômeno semelhante no Reino Unido e nos Estados Unidos.


A SOCESP está organizando este estudo observacional para mensurar as condições que estão em torno dos efeitos da massiva carga horária e emocional de profissionais de saúde.


Você precisa saber que esse estudo em nada vai alterar a maneira como você se relaciona com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, sendo sócio ou não. Este é um estudo observacional, não existe o teste de medicamentos, exames ou protocolos de atendimento. Após um mês faremos contato para sabermos sobre sua evolução de saúde após a primeira fase de respostas.


Todas as informações serão registradas em uma ficha de coleta de dados em um sistema eletrônico. Esse sistema garante a confidencialidade das informações, e nele não haverá como identificá-lo individualmente, bem como seu nome não irá aparecer em nenhuma publicação. A SOCESP e os pesquisadores garantem toda confidencialidade, desde o início da coleta de dados até a produção e publicidade dos resultados dessa pesquisa. Você jamais será identificado individualmente. Todos os seus dados confidenciais serão mantidos em sigilo.


Riscos por participar do estudo




Não existem riscos identificáveis em participar deste estudo, pois somente haverá a resposta a perguntas em questionário. Não haverá coletas de sangue, prescrição de medicamentos ou outros exames relacionados a essa pesquisa.


Benefícios por participar do estudo


Neste momento sabemos que sua participação poderá auxiliar os governantes e gestores em relação ao que está ocorrendo com os profissionais de saúde, e determinar ações de prevenção de esgotamento psíquico e físico, assim como atenção contra a depressão.


Participação é voluntária


É importante saber que sua participação neste estudo é voluntária e sem custos. Você pode se recusar a participar ou pode desistir, a qualquer momento durante o estudo, sem ter que dar explicações. Não haverá nenhum custo proveniente deste estudo, assim como não haverá qualquer tipo de remuneração ou compensação financeira pela sua participação.


Link para participar:


https://pt.surveymonkey.com/r/saudemental_SOCESP

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias