19 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Um dos pioneiros da cirurgia cardíaca no Brasil, Macruz foi fundador e segundo presidente da entidade

Em 1976, durante o 32º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em São Paulo, o professor Euryclídes de Jesus Zerbini, presidente do evento, convocou uma reunião para discutir a fundação de uma Sociedade Paulista de Cardiologia. O cardiologista Dr. Radi Macruz estava entre os participantes desta discussão inicial, que culminou com a criação da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, naquele mesmo ano.

Desta forma, o Dr. Macruz se tornou um dos fundadores da entidade e compôs sua primeira diretoria, com o cargo de secretário geral, sob a presidência do amigo e também cardiologista Dr. Adib Jatene. “Um dos pais da cirurgia cardíaca no Brasil”: assim o Dr. Jatene gostava de definir o colega Dr. Macruz, seu sucessor na presidência entre os anos de 1979 e 1981. 

Sob a gestão do Dr. Macruz, a SOCESP tomou uma série de decisões estratégicas. Entre elas, deliberou-se que o Conselho seria formado por seus ex-presidentes e nenhum deles poderia ser reeleito. Dessa forma, a Sociedade asseguraria a alternância na presidência. O então presidente também deixou os cofres com superávit, o que foi fundamental para a consolidação da entidade como instituição autônoma e independente. 

“A SOCESP, ainda hoje, deve ter como finalidade a vigilância do exercício da medicina, ensinar cardiologia e preparar indivíduos para que se tornem realmente médicos”, declarou certa ocasião o Dr. Macruz, que faleceu em 2020, aos 95 anos, quando ocupava o cargo de professor adjunto do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP.

Pioneirismo

O elogio do Dr. Jatene ao Dr. Macruz não era nenhum exagero: o especialista foi um dos pioneiros da cirurgia cardíaca no Brasil, indicando um transplante cardíaco em 1966, um ano antes de o cirurgião sul-africano Christiaan Barnard efetivar sua primeira cirurgia do gênero em coração humano. Por aqui, porém, o procedimento não ocorreu por impedimentos legais vigentes na época. Mas, em 1970, o Dr. Macruz estava na equipe do Dr. Zerbini, responsável pela primeira cirurgia de infarto no país. 

Filho de libaneses e nascido no interior de São Paulo, se formou em medicina pela Faculdade de Medicina da USP – onde, em 1970, recebeu o primeiro voto de louvor para uma tese de doutorado – apesar de a Matemática ser sua paixão desde jovem. Um dos seus livros mais conhecidos, “Matemática da Arquitetura Humana”, faz justamente a intersecção entre as duas ciências. Também é coautor de “Cardiologia Pediátrica” e “Cardiopatia Isquêmica - Aspectos de Importância Clínica”. Descreveu na eletrocardiografia o “Índice de Macruz”.

Visionário, O Dr. Macruz foi um dos idealizadores do Incor, responsável por importar o primeiro ecocardiógrafo da América do Sul  e participou das primeiras desobstruções de artérias coronárias com o uso do laser, em 1976. 


BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias