18 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

DÚVIDAS SOBRE ALIMENTAÇÃO E PRESSÃO ARTERIAL?

Quem responde é a nutricionista do Departamento de Nutrição da SOCESP – Sociedadede Cardiologia do Estado de São Paulo, Doutora em Ciências na Área deCardiologia da FMUSP e uma das autoras das Diretrizes Brasileiras deHipertensão Arterial (2020), Marcia Gowdak

 

 

1. Além do controleda hipertensão por meio de medicação específica, existem alimentos que auxiliam?

R: Sim, existemalimentos que fazem parte de uma dieta saudável e ajudam na redução da pressãoarterial e no controle de outros fatores de risco cardiovasculares.

 

2. Fala-se emalimentos, como beterraba, alho, cebola, espinafre, pimenta e chocolate amargo,que ajudariam a diminuir a pressão arterial. Isso é verdade? 

R: Alguns alimentossão ricos em micronutrientes e/ou substâncias que podem impactar na redução dapressão arterial por aumento da vasodilatação e outros mecanismos, sendo algunsdeles ainda desconhecidos. A cebola, por exemplo, é rica em uma substânciachamada quercetina, flavonoide com propriedades farmacológicas, entre elas, aredução da pressão arterial. A beterraba, o espinafre e outros vegetais sãoricos em potássio, nutriente que ajuda a eliminar o sódio, responsável peloaumento da pressão. O alho e o chocolate amargo (com pelo menos 70% de cacau) aumentama síntese de óxido nítrico, potente vasodilatador dos vasos. O iogurte, porexemplo, é rico em cálcio, nutriente importante para a regulação dofuncionamento dos vasos.

 

3. A ingestão de umalimento específico pode levar à diminuição da pressão imediatamente?

R:A ingestão dealimentos específicos pode provocar o efeito agudo de redução da pressãoarterial. Esse efeito, entretanto, será mantido somente com o consumo constantedesses alimentos, ou seja, mudar o padrão alimentar é necessário para que oresultado seja efetivo.

 

4. Quando alguém sentemal-estar devido à queda de pressão, a ingestão de alimentos comoazeitona/salgados, podem ajudar? 

R: Sim. O consumo desódio eleva a pressão arterial, inclusive dos indivíduos não hipertensos. O salé o componente da dieta com maior quantidade de sódio e, portanto, ele ouqualquer alimento rico em sódio aumenta a pressão arterial. Em casos de quedaacentuada da pressão, importante ofertar água junto com o sal, já que ahipotensão é um dos sintomas da desidratação.

 

5. Quais hábitossaudáveis contribuem no controle da pressão?

R: A adoção de hábitosalimentares saudáveis inclui a inclusão de alguns grupos alimentares na dieta,tais como, frutas e vegetais, grãos e alimentos integrais. Outros fatores deimpacto para a redução da pressão arterial é a perda de peso, quandonecessária. Sabe-se que a redução de gordura corporal é atingida com acombinação da dieta e a prática regular de exercício físico. O tabaco também aumentao risco de hipertensão arterial e outras doenças associadas, devendo serevitado.

 

6. Com a pressãosob controle, quais doenças são evitadas?

R: O controle dapressão arterial previne a falência renal e vários problemascardiocirculatórios como o infarto e o AVC (derrame).

 

7. Existe algumalimento milagroso para controlar a pressão? 
R: É importante  termos a consciência de que não existe umúnico alimento capaz de prevenir as doenças crônicas, como a hipertensão. Énecessário que ele faça parte de uma dieta saudável para que o seu efeito sejapotencializado. O consumo de um alimento saudável em uma dieta ruim, portanto,não consegue anular os efeitos deletérios do consumo excessivo de calorias,gordura saturada, sódio e açúcar.

BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos