01 de fevereiro de 2023 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

DIFERENTES TIPOS DE AÇÚCAR

DIFERENTES TIPOS DE AÇÚCAR

 

O açúcar é utilizado para adoçar bebidas (café, suco e chás)ou compor receitas (doces), sendo o tipo refinado o mais utilizado pelosbrasileiros. O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que oaçúcar deve ser consumido com moderação, pois o seu excesso pode trazermalefícios a saúde, contribuindo para obesidade, diabetes e outras doenças.

O individuo deve atentar-se não apenas ao açúcar de mesa, mastambém aqueles alimentos industrializados que possuem açúcar na sua composição,como por exemplo, as bebidas açucaradas e produtos de panificação. Muitasvezes, o açúcar adicionado nos alimentos processados e ultraprocessados nãoestão visíveis, neste sentido a nova rotulagem de alimentos, instituída no dia09 de Outubro, auxilia o consumidor a identificar aqueles produtos que possuemum alto teor deste ingrediente, que deve ter essa informação estampada na formade lupa na parte da frente da embalagem.

Uma outra dica é olhar a lista de ingredientes, o açúcar podeestar escondido com outros nomes, como por exemplo: açúcar, açúcar invertido,açúcar turbinado, dextrose, dextrina, frutose, glicose, glucose, maltose,maltodextrina, oligossacarídeos, sacarose, xarope glucose-frutose, xarope demilho, entre outros.

O ideal é que se consuma no máximo 5% do valor energéticototal, ou seja, em uma dieta de 2.000 kcal o açúcar deve representar até 100kcal, lembrando que este valor se refere ao açúcar adicionado e o que estáinserido nos alimentos industrializados.

Existem vários tipos de açúcar disponíveis no mercado, quevariam de acordo com a sua origem e processo de fabricação, que levam adiferenças características nutricionais. Confira alguns deles:

Açúcar refinado: é o tipo mais consumido, também chamado de açúcar branco. Éobtido a partir do refinamento do açúcar cristal, que ao longo do seuprocessamento perde vitaminas e minerais.

Açúcar cristal: tem a cor esbranquiçada e apresenta-se como cristaisgrandes, é obtido a partir do refinamento da cana de açúcar, e apesar de sermenos refinado que o açúcar de mesa, não tem benefícios nutricionaissuperiores, pois também perde vitaminas e minerais.

Açúcar mascavo: é obtido do cozimento do caldo de cana, chamado de açúcarbruto por não passar pelo processo de refinamento. É caracterizado pela corescura, e gosto similar ao caldo de cana, e diferente do açúcar de mesa ecristal, preserva a maior parte das vitaminas e minerais.

Açúcar demerara: muito parecido com o açúcar mascavo, porém com um sabormenos intenso. Passa por um leve processo de refinamento, sem adição deaditivos químicos e com preservação dos nutrientes.

Açúcar light: feito a partir da combinação do açúcar refinado com umadoçante artificial, como por exemplo, a sucralose.

Açúcar de coco: é extraído do fluido das flores da palma de coco, que nãopassa por refinamento e adulteração, e não possui aditivos químicos na suacomposição, com elevadas quantidades de vitaminas e minerais.

Apesar de todas as opções no mercado, vale ressaltar, quetodos os tipos de açúcar conferem as mesmas quantidades de calorias e devem serconsumidas com moderação.

 

Material elaborado por Juliana Kato

BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos