25 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

EXERCÍCIO FÍSICO E PRESSÃO ARTERIAL

Por:
Prof. Adriano Santos, secretário do Departamento de Educação Física da SOCESP

Você cuida da sua pressão arterial (PA)? 

Para que uma orquestra sinfónica funcione de forma harmoniosa é necessário que todos os músicos estejam em completa sincronia. Assim também é para a regulação da PA, uma vez que algum componente de regulação da pressão passa a ter um mau funcionamento, o organismo se torna vulnerável ao desenvolvimento de hipertensão arterial (HA).

Felizmente, o exercício físico é uma conduta não farmacológica eficaz, tanto na prevenção, como no tratamento da HA. De acordo com a literatura, há diferenças na resposta pressórica entre as modalidades de exercício físico.

O exercício aeróbio é entendido pela comunidade científica por elevar menos a PA durante sua prática em comparação ao exercício de força. Cronicamente, o exercício aeróbio isolado apresenta maior efeito hipotensor em comparação ao treino de força. Entretanto, a junção das duas modalidades pode causar um efeito ainda mais potente na redução pressórica.

Resumidamente, a recomendação é que hipertensos façam tanto o treino aeróbio (3-5 por semana), como exercício de força (2-3 por semana), ambos em intensidade moderada.

Dessa forma, o exercício é muito eficaz na prevenção e tratamento da hipertensão, assim como em diversas outras doenças crônicas.

Leve um estilo de vida ativo! A prevenção sempre será o melhor remédio.

BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos