29 de março de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

ATIVIDADE FÍSICA E DIABETES

Por:
Renato Lopes Pelaquim, diretor executivo do Departamento de Educação Física da SOCESP



Você sabia que o Diabetes aumenta o risco de problemas cardiovasculares entre 2 a 4 vezes? 


Todo cuidado é necessário. O último levantamento da Federação Internacional de Diabetes demonstrou que o aumento de Diabetes no Brasil e no mundo tem aumentando de maneira exponencial. Temos mais de 450 milhões de diabéticos no mundo, com progressão de mais de 600 milhões de pessoas até 2045. 


Esse número é mais preocupante quando pensamos que menos da metade das pessoas que tem diabetes ainda não sabem que tem a doença.  Temos uma então “pandemia” já presente no mundo?


E é nesse ponto que devemos pensar. Na contramão desses tristes fatos temos medidas como o exercício físico, que pode atenuar, e muito, o aparecimento do aumento da glicose no sangue. 


Sabe-se que exercícios regulares (3 a 5 vezes na semana) de atividades moderadas aeróbias (caminhar, pedalar, nadar, corrida leve) podem já reduzir a hemoglobina glicada (exame que estima a média de glicose nos últimos 3 meses) em pelo menos 0,5%. Esse valor pode parecer pouco, mas por vezes é o suficiente para termos uma melhora no controle glicêmico e assim, da saúde de cada pessoa.


Tenha hábitos mais ativos! Exercícios regulares também podem potencializar para o seu dia ser mais ativo, facilitando deslocamentos e assim melhorando os resultados.


Em estudo da revista JAMA, já foi visto que pessoas ativas - 10 minutos apenas - poderiam ter reduzido mais de 110 mil mortes no ano de eventos cardiovasculares. Esse número poderia aumentar na prevenção, se adicionar até 30 minutos. Vamos então andar no sentido da prevenção?


Lembre-se sempre, mesmo com pouco, se pode fazer muito!

BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos