29 de março de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

NOTA TÉCNICA DCC CP SBP PARA USO DA PALIVIZUMABE EM CRIANÇAS COM CARDIOPATIA CONGÊNITA

O vírus sincicialrespiratório (VSR) é a causa mais frequente de infecções respiratórias agudasdas vias aéreas inferiores em crianças pequenas, e sua manifestação clínicamais comum é a bronquiolite. A incidência da doença aumentamuito no outono e inverno e ocorre, de forma mais significativa, entre os 2 e 6meses de idade. Há uma maior morbimortalidade naqueles que foram prematuros,portadores de doenças pulmonares crônicas e cardiopatias congênitas comrepercussão hemodinâmica e\ou hipertensão pulmonar.

Ainda não há vacina para o VSR, mas o uso da imunização passivapor imunoglobulinas e anticorpos monoclonais é muito eficaz na prevenção dadoença e de suas formas graves, principalmente nos grupos de maior risco. Ainfecção pelo VSR não determina imunidade duradoura e a reinfecção pode ocorrerpor toda vida.

O Departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátricada SBC e o Departamento Científico de Cardiologia da SBP emitiram umanota técnica conjunta sobre o uso de Palivizumabe, anticorpo monoclonalhumanizado da classe IgG1, em crianças com cardiopatia congênita.

(Clique e confira o documento na íntegra)

BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos