25 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

NOTA DE FALECIMENTO - DR. RADI MACRUZ

Com pesar, a SOCESP comunica o falecimento do seu ex-presidente (período de 1979 a 1981), o professor Radi Macruz, no dia 30 de novembro em São Paulo. 

O cardiologista foi um dos fundadores da entidade, membro da primeira diretoria, no cargo de secretário geral, e segundo presidente da SOCESP, depois de Adib Jatene. Atualmente, ocupava o cargo de professor adjunto do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP.

Radi Macruz nasceu em São Paulo, em 5 de julho de 1925. Se formou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e teve uma trajetória pioneira na cardiologia: propôs a realização de um transplante cardíaco em São Paulo, um ano antes de o sul-africano Christian Barnard realizar a primeira cirurgia do mundo; sua equipe fez a primeira cirurgia cardíaca no infarto do miocárdio; foi autor do trabalho que culminou na introdução do laser na desobstrução da artéria coronária, iniciativa inédita no mundo; trouxe para o Brasil, em 1970, o primeiro ecocardiógrafo da América do Sul; mereceu o primeiro voto de louvor para uma tese de doutoramento na Faculdade de Medicina da USP; foi um dos idealizadores do INCOR e concluiu a construção do hospital em apenas seis meses. 

O amigo Adib Jatene o definia como “Um dos pais da cirurgia cardíaca no Brasil”.


BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos