19 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

NOTA DE FALECIMENTO - DR. JOSÉ EDUARDO SOUZA

A SOCESP informa com pesar o falecimento de José Eduardo Souza

 

            Faleceu, nesta manhã de domingo, 13 de março, o cardiologista José Eduardo Souza, pioneiro da cardiologia intervencionista no Brasil, criador da técnica de revestir os stentscoronarianos com rapamicina e um dos fundadores da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP.

José Eduardo Souza era formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco com especialização em cardiologia pediátrica pela Harvard MedicalSchool e doutorado pela Universidade de São Paulo.

Ele ocupava a cadeira número 9 da Academia Nacional de Medicina.  Foi diretor do Instituto Dante Pazzaneze de Cardiologia (entre 1983 e 2004), era livre-docente da Unifesp e professor da Faculdade de Medicina da USP. Era casado com Amanda Guerra de Moraes Rego Sousa, que foi presidente da SOCESP.

No livro “SOCESP 30 anos – instantes de sua história” publicado em 2007, a importância de José Eduardo Souza para medicina é destacada em diversos trechos. “Em 1986 e 1987, o alemão Puel Sigwart, investigadores do Stent Palmaz-Schatz, nos EUA e José Eduardo Sousa introduziram um novo sistema de tratamento percutâneo, os stentscoronários, que se revelaram ser uma evolução neste tipo de intervenção. Osstents trouxeram maior segurança ao procedimento e reduziram as taxas de reestenose que, contudo, continuaram a ameaçar os pacientes submetidos à esta modalidade de intervenção”, relato da publicação da SOCESP.

Em outro trecho, o livro ressalta a contribuição singular do professor: “em 1999, José Eduardo Sousa realizou, no Brasil, o primeiro implante de stents farmacológicos,os quais liberam medicamentos após seu implante nas artérias coronárias. Estes stentsreduziram dramaticamente as taxas de reestenose. Este trabalho pioneiroapresentou enorme impacto na prática cardiológica e logo ganhou ampla aceitaçãoe utilização em todos os centros do mundo, por representar uma opção segura eeficaz no manejo intervencionista da insuficiência coronária”.

E, por fim, o livro “SOCESP 30 anos – instantes de sua história” colocao professor no rol dos cardiologistas mais importantes do país. “Diversoscardiologistas, como Jairo Ramos, Silvio Carvalhal, Mendonça de Barros,Cantídio Moura Campos, dentre outros, foram fundamentais para o progresso daCardiologia no Brasil. Jairo Ramos e Dante Pazzanese trabalharam juntos nafundação da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Contudo, não se pode esquecerdas contribuições prestadas por José Eduardo de Sousa na área da cardiologiaintervencionista, e por Adib Jatene no campo da cirurgia cardíaca”.

“É uma enorme perda para a cardiologia brasileira e mundial. Mas o professor deixa um imenso legado científico. Ficará a saudade. Em nome de todos os cardiologistas do Estado de São Paulo desejo os sentimentos à família e à querida Amanda, pela perda irreparável”, lamenta a presidente da SOCESP, Ieda Jatene. 

BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos