24 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

FUNDAMENTOS DA ATENÇÃO PSICOLÓGICA EM CUIDADOS PALIATIVOS

Fundamentos da Atenção Psicológica em Cuidados Paliativos

“Quando estamos perto da morte, aquilo com o que deparamos é um muro. (...) Não tem como dar a volta. Não tem como escalar. (...) a única coisa a fazer é olhar para trás. Então, quando estamos diante da morte de uma pessoa, que fique bem claro para nós: aquela pessoa está olhando para o caminho que percorreu e tentando entender o que a fez chegar até ali – e se aquela viagem valeu a pena.” – Ana Cláudia Quintana Arantes

Os Cuidados Paliativos constituem-se como prática terapêutica multiprofissional transdisciplinar, sendo imprescindível que diversos campos do saber estejam articulados para dar conta do sofrimento humano, que, por sua natureza, é multidimensional. O campo afetivo é o palco de uma série de manifestações que estão relacionadas à percepção de finitude da vida suscitada pela experiência de adoecimento, tanto no paciente quanto nos seus familiares, e até na equipe que o assiste.

É importante ressaltar que os Cuidados Paliativos são indicados, em sua maioria, para pacientes portadores de doenças crônicas. Isso implica que as demandas emocionais apresentadas pelos pacientes e familiares serão diferentes, de acordo com o tipo de doença, do grau de avanço da mesma e do impacto na funcionalidade e na dinâmica familiar ao longo do tempo. É necessário ter em mente em que momento paciente e familiares se encontram nesse continuum entre momento o do diagnóstico e o processo de fim de vida, de modo a construir estratégias e intervenções que atendam às suas necessidades.

Com relação ao paciente é valioso lembrar que o sofrimento de perceber nossa mortalidade não começa no processo de morrer. Esse assombro já está presente na possibilidade de um diagnóstico. Até o momento final de vida o paciente terá o desafio de elaborar vários lutos (reais e simbólicos), com toda tempestade emocional que os acompanha, mas também poderá construir novas coisas – memórias, legados, laços, reconciliações – de acordo com seu ciclo de desenvolvimento (criança, adolescente, adulto ou idoso), características de personalidade, história de vida, dinâmica familiar, condições socioeconômicas e inserção cultural e espiritual. O acompanhamento psicológico durante esse trajeto tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento de recursos de enfrentamento que ajudem no manejo dos sentimentos despertados por esse caminho.

Mas ninguém adoece sozinho e os Cuidados Paliativos admitem o valor do envolvimento da família no planejamento terapêutico, bem como a importância de reconhecê-la como sujeito de cuidados. As alterações nos papéis familiares, a sobrecarga física e emocional do cuidador, a capacidade de reorganização familiar diante das mudanças nas necessidades do paciente e o processo de luto antecipatório são elementos que precisam ser abordados e acolhidos. Uma atenção especial deve ser dada à “Conspiração do Silêncio”, isto é, o acordo implícito ou explícito por parte dos profissionais, amigos e familiares de alterar a informação que é dada ao paciente com a finalidade de ocultar diagnóstico ou gravidade da situação do mesmo. Tal fenômeno deve ser trabalhado sempre que identificado, uma vez que ele tende a agravar o sofrimento emocional de todos os envolvidos (paciente-família-equipe) ao longo do tempo e o olhar do psicólogo é primordial nesse tipo de situação. Ressalta-se, ainda, que os Cuidados Paliativos não se finalizam com a morte do paciente – a atenção e gestão do luto por meio da escuta qualificada, buscando um desenvolvimento adequado do mesmo, também é alvo terapêutico.

Por fim, mas não menos importante, os profissionais que assistem aos pacientes e familiares no processo de fim de vida – paliativistas ou não-paliativistas – também necessitam de atenção e acolhimento. O contato continuo com a dor e o sofrimento do outro, o luto nãoreconhecido/inibido e o pouco preparo para lidar com as reações emocionais comuns ao período de finitude são alguns dos elementos que impactam na saúde mental dos profissionais. A empatia e a validação de tais reações emocionais são os principais recursos dos quais o(s) psicólogo(s) podem dispor no acolhimento aos profissionais que atendem pacientes em processo de fim de vida.


BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos