19 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

EX-PRESIDENTE DA SOCESP ASSUME CARGO MÁXIMO EXECUTIVO NA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA

João Fernando Monteiro Ferreira, que se manteve à frente da SOCESP nobiênio 2020/2021, com todos os desafios impostos pela pandemia, é o novopresidente da SBC

 

 

João FernandoMonteiro Ferreira, que presidiu a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo(SOCESP) no último biênio (2020/2021), parte, sem escalas, para a presidência doConselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Aentidade nacional teve apenas três outros presidentes, que também estiveram àfrente da SOCESP:  Adib Domingos Jatene,fundador e o primeiro presidente da SOCESP (1977/1979) e presidente da SBC(1985/1987); José Antonio Franchini Ramires – SBC (1993/1994) e SOCESP(1987/1989) e Antônio Carlos Palandri Chagas – SBC (2008/2009) e SOCESP (2001/2003).Porém, Ferreira é o primeiro a deixar a presidência em uma das sociedades eimediatamente assumir o cargo máximo na outra. “É uma honra poder darcontinuidade ao trabalho na SOCESP agora ocupando a presidência da SBC”, diz.“É a prova de que ambas as instituições estão alinhadas, com projetossimilares, sempre pensando no desenvolvimento contínuo da cardiologia no país eem levar informação de qualidade para a população sobre os fatores de riscopara o coração”.

 

Fundada em 1943 por um grupo de médicos liderados por Dante Pazzanese, aSociedade Brasileira de Cardiologia tem um quadro de mais de 13 mil sócios,sendo a maior entidade de cardiologia latino-americana e a terceira maior domundo. A SBC conta com 26 estaduais, a SOCESP entre elas, e 13 departamentos,com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo e outras dez regionais. “Arepresentatividade da SBC é notória: garante o planejamento e a execução dediversos projetos em benefício dos sócios, mantendo o intercâmbio deinformações entre os profissionais, possibilitando a criação de novasdiretrizes e falando diretamente aos governos para a elaboração de políticas públicasde saúde”, ressalta.

Ferreira destaca quea SBCestá vivendo mais um momento histórico. Desde 1º de janeiro passou a funcionarum novo modelo de governança no qual a diretoria anterior foi substituída porum conselho eleito na última Assembleia Geral de Delegados, modelo a semelhançaque ocorre em outras grandes sociedades como o American College of Cardiology eEuropean Society of Cardiology. São dez conselheiros que, representando todasas regiões do Brasil, coletivamente conduzirão a SBC mantendo o valor científico,credibilidade, transparência e ética em favor da cardiologia, dos sócios e detoda comunidade. A cada ano, um terço deste colegiado será substituído e assimgarantir a renovação e rodízio de talentos e oportunidades. “Acredito que estenovo formato irá fortalecer a união, consenso e sinergia de ações na conduçãoda SBC”, afirma João Fernando.

 

O novo presidente aindairá intensificar o relacionamento da SBC com entidades internacionais, como oACC (American College of Cardiology), a AHA (American Heart Association), a ESC(European Society of Cardiology) e a WHF (World Heart Federation). “Temos que projetara imagem da cardiologia em âmbitos nacional e internacional, levando nossasrevistas científicas, diretrizes e posicionamentos – respeitados na comunidadecientífica – para outros rincões”.

 

O especialistatambém afirma que sua intenção é aumentar o alcance dos dados disponibilizados peloCardiômetro, ferramenta que já se consolidou como referência para a imprensa epopulação na mensuração do número de óbitos por doenças cardiovasculares no Brasil.“Precisamos atuar como interface, implementando campanhas de conscientizaçãosobre a necessidade de se buscar um cardiologista regularmente e, no caso dediagnósticos positivos para as doenças cardiovasculares, incentivar a adesão econtinuidade do tratamento”, diz. “Em um país onde morrem 400 mil pessoas porano por DCVs, a SBC precisa reforçar a conversa que ocorre dentro de umconsultório – alimentação mais saudável, prática da atividade física, adesãoaos tratamentos, etc.  – com a população”.

 

Da mesma forma, onovo presidente da SBC quer fomentar as atividades da Universidade do Coração, alémdos Cursos de Ressuscitação e desenvolver novos conteúdos científicos online, comowebinares e podcasts, que ganharam tanta força durante essa pandemia.

 

Perfil

Doutor pelaFaculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e fellow do American Collegeof Cardiology e European Society of Cardiology, João Fernando Monteiro Ferreiraé médico assistente do Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP, professor dadisciplina de cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC, coordenador doprograma de residência médica em cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC,membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) – CNS/MS(2012-2019), membro da Task Force Measure Performance American College ofCardiology/American Heart Association, além de ex-coordenador da CJTEC(Comissão Julgadora do Título de Especialista em Cardiologia) e ex-membro daCâmara Técnica da CNA (AMB/CFM). É formado em medicina pela Santa Casa de SãoPaulo.

 

Ferreiradeixou o cargo ao final de 2021 e a cardiologista Ieda Jatene assumiu apresidência da SOCESP para o biênio 2022/2023. “Desejo que João Fernando tenhapleno êxito na condução da SBC e trabalharemos juntos em prol da ciência e daconscientização da população em relação aos fatores de risco para o coração”,afirmou a presidente da SOCESP, Ieda Jatene. 

BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos