28 de março de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Crianças com bons hábitos serão adultos saudáveis

Neste Dia da Criança, muito além de presentes e mimos, é importante a consciência sobre como trabalhar, no âmbito de cada família, para que tenhamos novas gerações mais saudáveis e longevas, menos suscetíveis aos riscos representados pelas doenças cardiovasculares e com vida de melhor qualidade. Para isso, é crucial, desde os primeiros anos, ensinar bons hábitos alimentares e práticas cotidianas corretas.

Os costumes desenvolvidos e arraigados na infância tendem a permanecer durante toda a vida. Por isso, é fundamental cuidar muito bem da alimentação, sono e atividades físicas dos filhos. Tal atenção, um verdadeiro gesto de amor e responsabilidade, representa um grande e precioso investimento no seu futuro como adultos.

Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que a obesidade infantil atinge hoje dez vezes mais crianças e adolescentes do que na década de 1970. Isso significa que o grupo de indivíduos entre 5 e 19 anos que estão acima do peso saltou de 11 milhões, naquela época, para 124 milhões, em todo o mundo (dados de 2017). No Brasil, 9,4% das meninas e 12,7% dos meninos estão obesos.  

Um estudo realizado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) em crianças e adolescentes na cidade de Campinas apontou dados alarmantes que indicam 32% de sobrepeso e obesidade em crianças a partir de 7 anos.  O mais grave, segundo as projeções, é que sem mudanças de hábitos, em menos de uma década a obesidade poderá atingir 11,3 milhões de crianças em nosso país. 

Sabe-se que a chance de uma criança com obesidade vir a apresentar hipertensão e diabetes ao longo da vida é significativamente maior do que crianças que estão dentro do peso adequado para suas respectivas idades. A presente situação é preocupante, pois se as estratégias governamentais de grande impacto não forem tomadas, estaremos condenando futuras gerações a enfermidades que tiram a vida de mais 300 mil pessoas por ano no Brasil.

 Além da educação diária, a força do exemplo tem imensa influência no comportamento dos filhos, em especial quando se manifesta desde os primeiros anos da vida. É preciso afastar das crianças o excesso de gorduras e sal, gula, consumo de refrigerantes e doces industrializados, excesso de biscoitos e guloseimas. Alimentação diária equilibrada, com a presença de todos os nutrientes necessários e sem exageros, contribuirá muito para uma longa vida saudável. Também não se deve fumar perto de crianças, nem lhes despertar o interesse por bebidas alcoólicas. A observação e convivência com tais hábitos negativos é um tentador convite à imitação.

É preciso lembrar sempre que tabagismo, consumo nocivo de álcool, obesidade e sedentarismo estão entre as causas principais de doenças cardiovasculares e de outras moléstias que também as provocam, como diabetes, excesso de colesterol e triglicérides no sangue e hipertensão arterial. Assim, neste 12 de outubro, vamos dar um duplo presente às crianças brasileiras: a mudança de hábito dos próprios pais, para que convivam com elas mais tempo e em boas condições; e um futuro melhor e mais feliz para nossas meninas e meninos, contribuindo para que tenham muita saúde quando forem adultos. 

*Ieda Biscegli Jatene é cardiologia e diretora da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo 


BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos