24 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Campanha de prevenção contra infarto será realizada nos trens do metrô

Nos próximos três meses, será exibido nas televisões instaladas em todos os trens do metrô paulistano um vídeo alertando para a importância da prevenção e da identificação dos primeiros sintomas do infarto do miocárdio, uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 20 de junho, pelo médico José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), parceira nessa campanha, durante a abertura do 40º Congresso da entidade, no Transamérica Expo Center.

Saraiva também citou o Projeto Infarto, outra iniciativa da Socesp voltada à redução da mortalidade pela doença, realizado em conjunto com secretarias municipais de saúde. Trata-se da capacitação de médicos das Unidades Básicas de Atendimento (UPAs), para que iniciem o tratamento dos pacientes, de modo correto e imediato, antes do encaminhamento à internação em hospitais. Também é importante o treinamento de estudantes e da população em geral para a massagem de ressuscitação cardiorrespiratória. No próprio congresso, a atividade contará com a participação de 800 alunos de escolas públicas.

O presidente da Socesp abordou, ainda, programa de educação a distância, realizado em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que está levando conteúdos para médicos de todos os municípios paulistas. Projeto semelhante, realizado em conjunto com a Associação Paulista de Medicina (APM), é dirigido aos universitários. Ainda na área do conhecimento, citou a realização de mais de 150 eventos de ensino com a participação da entidade e o lançamento, no 40º Congresso, de seu novo Tratado de Cardiologia. 

Saraiva salientou que o Congresso da Socesp e o da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) são os dois maiores da América Latina na área e os dois maiores eventos do mundo em língua portuguesa. Enfatizou a interdisciplinaridade da Socesp, que tem departamentos de Nutrição, Psicologia, Educação Física, Enfermagem, Farmacologia, Fisioterapia, Odontologia e Serviço Social, também presentes na programação do 40º Congresso. 

BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos