20 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

31 DE AGOSTO - DIA DO NUTRICIONISTA

Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde é lançado com apoio da SOCESP

O curso, pioneiro e inovador, é oferecido a todos os funcionários públicos vinculados às escolas estaduais do Estado de São Paulo para capacitação cientificamente fundamentada sobre alimentação e nutrição voltada à prevenção de doenças crônicas

Em homenagem ao Dia do Nutricionista, 31 de agosto, as coordenadoras do Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde, Profa. Nágila Raquel Teixeira Damasceno, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP), e Profa. Ana Paula de Queiroz Mello, do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, lançam oficialmente o curso sobre educação alimentar e nutricional voltada à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no ambiente escolar. Este programa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP por meio do Programa Aprender na Comunidade e parceira com o Centro Universitário São Camilo, Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fluidos Complexos (INCT-FCx). 

O curso está alinhado com o marco legal de no. 13.666, sancionado em 16/05/2018, que prevê a incorporação da temática Alimentação e Nutrição de maneira transversal, a ser ministrado pelo professor da classe ou de disciplinas que já integram os currículos escolares. O programa é pioneiro e inovador ao ofertar a todos os funcionários públicos vinculados às escolas estaduais do Estado de São Paulo a oportunidade de receberem gratuitamente, via parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), capacitação cientificamente fundamentada sobre Alimentação e Nutrição voltada à prevenção de doenças crônicas, com destaque para a obesidade. Esse desafio teve como importante articuladora entre a Universidade e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a nutricionista Aline e Silva Tenório.

O curso é formado por sólido repertório científico que transita sobre a temática Alimentação e Nutrição em diversos cenários; indo desde o resgate da nossa história alimentar, a aquisição de comportamentos e atitudes em relação às nossas escolhas alimentares, incluindo conhecimentos sobre alimentos e nutrientes, como elementos essenciais à promoção da saúde. O programa foi concebido para um ambiente de aprendizagem 100% virtual sediado na plataforma Moodle da USP. 

Serão 40 horas dedicadas a um amplo conteúdo teórico que inclui textos e vídeos rigorosamente selecionados, associados a atividades reflexivas que auxiliarão no desenvolvimento de materiais pedagógicos que poderão ser incorporados às ações transversais sobre educação alimentar e nutricional no ambiente escolar.  

Desde o dia 24 de agosto, 5.350 educadores estão participando da 1ª edição do curso. Novas turmas serão ofertadas a partir 2021, havendo a previsão de serem realizadas quatro turmas por ano. 

O desenvolvimento do programa contou com o apoio de uma equipe formada por graduandos em Nutrição, nutricionistas, web designer e assessoria de especialistas em estratégias de Educação à Distância (EaD), destacando-se: Viviani Marcon, Ana Carolina Poppe, Maria Eduarda Gonçalves Fortes e Gabriela Mieko Yoshimura Orlandin Alves.  

Mais informações podem ser obtidas por meio do email: [email protected]


BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos