Entrevista com o assessorcientífico da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, CarlosAlberto Machado
Quandoacontece a hipertensão?
Carlos Alberto Machado: A hipertensão arterial,ou pressão alta, ocorre quando os valores da pressão máxima (sistólica) emínima (diastólica) são iguais ou ultrapassam 140/90 mmHg (ou 14 por9). Nesses casos, o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue,o que pode levar a danos nos vasos sanguíneos e em órgãos como coração, rins ecérebro.
No ano passado, a Sociedade Europeia de Cardiologia(ESC) atualizou as diretrizes no sentido de simplificá-las, enfatizando medidasque podem ser tomadas já no atendimento primário. O diagnóstico de hipertensão arterial permaneceusemelhante ao das diretrizes anteriores, quando o paciente apresenta valoresaferidos iguais ou maiores que 140/90 mmHg. O que anteriormente chamávamos de pressãonormal (120/80) agora é denominado como pressão não elevada.
A maiordiferença de nomenclatura ocorreu na faixa de 120-139 de pressão sistólica e 70-89de pressão diastólica. A nova diretriz chama a atenção dessas faixas de valoresclassificando-as como pressão “elevada” (do inglês, elevated blood pressure).Isso porque pacientes com PA entre 130-139 mmHg e outros fatores de riscoassociados apresentam um incremento maior no risco de desenvolverem doençascardiovasculares.
Quaissão os principais fatores que podem aumentar a pressão arterial?
Carlos Alberto Machado: Os principais fatoresque aumentam o risco de desenvolver hipertensão incluem:
Comocada um desses fatores age no organismo?
Carlos Alberto Machado:
Comose prevenir?
Carlos Alberto Machado: A prevenção dahipertensão envolve mudanças no estilo de vida e controle dos fatores de riscoe, principalmente, ter ciência que a hipertensão não controlada faz mal ao coraçãoe outros órgãos.
Recentepesquisa da SOCESP que ouviu 1.765 pessoas em cidades do interior paulista,constatou que 68,7% entendiam que a pressão alta é um fator de risco para ocoração. Porém, infelizmente, 31,3% ainda desconheciam que a hipertensão é um estopimpara doenças cardiovasculares. Esse último grupo fica mais vulnerável e menos disponíveisa tratamento e controle da doença.
É essencial para cuidar da hipertensão manter umaalimentação saudável com redução no consumo de sal, evitar alimentosultraprocessados, gordurosos e embutidos, e aumentar a ingestão de frutas,verduras e alimentos ricos em potássio, como a banana, por exemplo. Importantea prática de atividade física regularmente com exercícios como caminhada,corrida, natação ou musculação que ajudam a controlar o peso e fortalecem osistema cardiovascular. Sempre ficar atento à balança já que a perda de excessode peso reduz significativamente o risco de hipertensão. Evitar o consumoexcessivo de álcool e não fumar. Controlar o estresse buscando técnicas derelaxamento, sono adequado e autoconhecimento seja por meio da espiritualidade oupsicoterapia. Nunca esquecer de acompanhar regularmente a pressão arterial, especialmentese houver histórico familiar ou outros fatores de risco. Essas medidas sãoeficazes tanto para prevenir quanto para controlar a hipertensão, reduzindo orisco de complicações graves como infarto, AVC e insuficiência renal.
COMENTÁRIOS