31 de agosto de 2025 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

“SOCESP Jovem” é novo projeto da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

“SOCESP Jovem” é novo projeto da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

Integrado por estudantes de medicina, residentes de cardiologia e jovens médicos, o grupo tem como objetivo aproximar a nova geração dos profissionais mais experientes.


Seguindo sua tendência de integração, a SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo lança novo projeto: o SOCESP Jovem, movimento que visa atrair acadêmicos, residentes e jovens médicos a compor a agenda da entidade. “O SOCESP Jovem nasceu da necessidade de renovação e oxigenação dos quadros associativos”, explica o diretor da SOCESP e idealizador, Múcio Tavares de Oliveira Júnior. “A ideia do intercâmbio entre médicos veteranos e a nova geração dos profissionais de saúde surgiu quando fui presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca (DEIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Lá organizei e incentivei o DEIC Jovem, também voltado a esta integração, aproximando os novatos de programas educativos, como os congressos da especialidade.” 

Além de Múcio Tavares, também estão à frente da coordenação do SOCESP Jovem os diretores Lilia Nigro Maia e Agnaldo Piscopo. 

O grupo já está em franca operação, com seus integrantes participando de podcasts e webmeetings. “Essas ações são os primeiros movimentos de um projeto que terá muita projeção”, reforça o coordenador. “Entre nossas  metas estão a organização de mutirões de saúde e atividades científicas, agregando associados, residentes e alunos de medicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição e educação física: todas áreas que se relacionam com a cardiologia.” O SOCESP Jovem também prevê manter interface com às ligas de cardiologia das faculdades de medicina de São Paulo. “Estamos muito motivados com esta nova proposta e a animação é compartilhada pelos membros do time SOCESP”, diz Múcio Tavares.   

Congresso 2025

Em 2025, o Congresso da SOCESP segue a tradição de dedicar uma programação direcionada aos futuros médicos e demais jovens profissionais de saúde que se interessem pelos temas da especialidade. Outra ação recorrente vinculada aos congressos da entidade são as sessões Temas Livres, que oferecem oportunidade para a apresentação de pesquisas sobre o universo da cardiologia, com premiações que incluem a categoria Jovem Pesquisador - Josef Feher, exclusiva para médicos com idade menor ou igual a 35 anos. 

O Congresso da SOCESP acontece nos dias 19, 20 e 21 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.


Depoimentos de participantes do SOCESP Jovem


“A SOCESP é uma organização que propaga evidências médicas na cardiologia atualizada, com fácil acesso à informação. Além disso, os grandes profissionais que integram a entidade nos trazem inspiração. Participar da SOCESP é motivo de orgulho e motivação!”

Mayara Custódio, residente de Cardiologia - Unifesp/EPM 


“Minha expectativa em participar dessa comissão é justamente trazer um olhar de um médico jovem, que não se encaixa mais na categoria ‘em formação’, mas ainda não é um ‘sênior’. E talvez essa particularidade seja a minha forma de contribuição, uma vez que tenho mais experiência do que o médico residente, mas ainda consigo estabelecer uma comunicação alinhada com esse perfil de profissional.”

Caio Menezes Machado de Mendonça, cardiologista formado com subespecialidade concluída em coronariopatia crônica. Atualmente médico assistente do InCor.


“Concluí minha residência em cardiologia em 2022 e, no ano seguinte, finalizei a especialização em insuficiência cardíaca e transplante. Atualmente, sou doutoranda em Cardiologia no InCor, e foi nesse momento da minha trajetória que me envolvi com o SOCESP Jovem. Mesmo já tendo passado pela residência e especialização, vejo o quanto essa iniciativa é valiosa para a formação dos jovens cardiologistas. O grupo cria um espaço de troca de experiências entre alunos da graduação, residentes e especialistas, além de proporcionar aprendizado contínuo por meio de podcasts, aulas e discussões científicas. Poder contribuir com essa construção e auxiliar na difusão do conhecimento dentro da cardiologia tem sido uma experiência muito enriquecedora. Minha expectativa é que a SOCESP Jovem continue crescendo e impactando a formação de novos cardiologistas, promovendo ainda mais integração e oportunidades para quem está iniciando nessa área tão fascinante. ”

Mariana Silveira de Alcântara Chaud, doutoranda no InCor. 



“O SOCESP Jovem aumenta o vínculo do jovem cardiologista com a SOCESP por meio de conteúdos acessíveis e essenciais ao dia a dia do profissional. Ampliar a participação dos mais novos em cursos e aulas e promover um aprendizado sério e contínuo são formas de apresentar a SOCESP ao jovem cardiologista.”

Isabella de Camargo Preto Piscopo, fellow de insuficiência cardíaca e transplante no Hospital Albert Einstein.


“Durante minha residência na Beneficência Portuguesa, tive a oportunidade de conhecer instituições renomadas, como o Incor, o Hospital Dante Pazzanese e a Santa Casa de São Paulo. Além disso, realizei um estágio optativo na Universidade de Coimbra, em Portugal. Essas experiências enriquecedoras foram fundamentais para minha formação profissional e me proporcionaram uma visão ampla e prática da cardiologia. Com esse conhecimento, estou entusiasmada para contribuir com o projeto SOCESP Jovem, trazendo insights e experiências que podem beneficiar outros jovens colegas na área. Acredito que juntos poderemos fomentar o aprendizado e o crescimento na cardiologia, inspirando a próxima geração de profissionais.”

Ingrid Helen Grígolo, graduada em medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, com residência em cardiologia pela Beneficência Portuguesa de São Paulo


BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos