26 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Nessas duas décadas, é cada vez mais reconhecido o papel do profissional de educação física na prevenção de doenças cardiovasculares, melhoria da saúde e reabilitação dos pacientes. A Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) tem, desde 1999, um Departamento de Educação Física, integrado na abordagem multidisciplinar da questão 

O Dia do Profissional de Educação Física é comemorado em 1º de setembro e coincide com a data na qual entrou em vigor, há 20 anos, a lei que regulamentou a profissão e criou o Conselho Federal e os regionais de Educação Física (9696/98). 

O sedentarismo é uma das principais causas diretas das doenças cardiovasculares, responsáveis pelo maior número de mortes no Brasil e no mundo. Os exercícios físicos também são importantes para a prevenção de outras causas de enfartos, derrames e outros males, como a obesidade, hipertensão, colesterol e diabetes, em especial a do tipo 2.

Atividade física regular ajuda muito no combate a todos esses problemas e na reabilitação de pacientes. Contudo, precisa ser sempre autorizada pelo médico, que orientará quanto ao esforço que cada indivíduo está apto a fazer.

O ideal, sempre, é que os exercícios físicos sejam orientados por um profissional de educação física, que elaborará um programa personalizado para cada pessoa, respeitando seu perfil físico, preferências por tipos de exercícios, peso, altura e quadro clínico. 

ALERTA IMPORTANTE
As academias em geral, baseadas em lei, não solicitam autorização médica para a matrícula. Independentemente disso, aconselha-se que todas as pessoas somente iniciem a prática de atividades físicas após consulta médica.


BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias