26 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

ESPECIAL ANTI TABACO




Espiritualidade pode ajudar no controle do tabagismo edo consumo de álcool, dizem cardiologistas


Evidências científicas comprovam que elevados níveis deespiritualidade e religiosidade estão associados a menor prevalência detabagismo e um menor consumo de álcool. As pessoas desses grupos tambémapresentam melhor adesão nutricional e dos medicamentos para controlar apressão alta, o colesterol elevado, o diabetes e a obesidade. A conclusão estána Diretriz de Prevenção Cardiovascular, em seus tópicos relacionados àespiritualidade e a fatores psicossociais. “Concluímos, analisando mais de umacentena de estudos nacionais e internacionais, que o enfrentamento positivo desituações adversas do cotidiano pode influenciar positivamente nossa saúdecardiovascular”, diz o diretor da SOCESP, Álvaro Avezum, que coordenou otrabalho. 




31 de maio é Dia Mundial sem Tabaco: COVID 19 é bommotivo para largar o cigarro

Ofato de os tabagistas estarem mais propensos às infecções virais e a probabilidade de morteser 14 vezes maior quando a COVID-19 infecta fumantes faz deste um bom momentopara se pensar em tratamentos antitabagismo. O cigarro enfraquece o sistemaimunológico, tornando a reação protetiva do corpo frente às infecções maislenta.  Doenças pulmonares ou capacidadepulmonar reduzida – comuns em fumantes - também aumentam o risco de desenvolveras formas mais graves das infecções. 





Dia Mundial sem Tabaco: cigarro é responsável pormaior incidência de infartos

Dadosda SOCESP apontam que o cigarro é responsável por 25% dos casos de infarto,metade dos derrames cerebrais e eleva em três vezes as chances de morte súbita.Diante desse cenário alarmante e aproveitando a mobilização do Dia Mundial SemTabaco (31 de maio), a SOCESP colocano ar campanhas virtuais, com postagens diárias, em seu site e mídias sociais,voltadas à conscientização sobre os perigos de fumar.



Mulheres fumantes têm cinco vezes mais chances demorrer

Dadosda SOCESP mostram que o tabagismo – que triplica o risco de morte súbita e éresponsável por 25% dos casos de infarto e por metade dos derrames cerebrais –pode ser ainda mais letal entre mulheres, aumentando os riscos em até cincovezes. Fumar é a principal causa evitável de morte e encurtaa vida de homens em dez anos e de mulheres em 12 anos. 





Danos do cigarro são comparáveis à forma grave daCOVID-19

Osdanos que o cigarro provoca no organismo podem ser comparados aos prejuízos daforma mais grave da COVID-19, com a diferença de o tabagismo fazer sua parte nodecorrer de um tempo mais longo, enquanto a doença provocada pelo coronavírusgera os mesmos estragos em poucos dias. Se você conhece algum fumante, encaminhe essa mensagem para alertarsobre o impacto do tabaco. 



Tabagismo: sete milhões de mortos por ano, no mundo

Fumarcausa sete milhões de mortes no mundo a cada ano por patologias relacionadas aotabaco. O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial de tabagistas, com 7,1milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens. Paraalertar a população sobre os riscos do tabagismo e aproveitando a mobilizaçãodo Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), a SOCESP promove campanhas virtuais deconscientização sobre os perigos de fumar. Se você é fumante, aproveite aquarentena e tente parar de fumar.



BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias