03 de dezembro de 2020 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
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“PARAR DE FUMAR”


O tabagismo é um dos principais fatores de risco para as principais doenças crônicas como infarto, AVE, Câncer e doenças pulmonares. O tabagismo aumenta em quase 3 vezes a chance de um infarto, e aproximadamente 2 vezes o risco de um AVE

Prepare-se para parar de fumar definitivamente com estes cinco passos - lembre-se de dar um passo de cada vez:

1. Defina o seu “Dia de Parar” e assine o contrato de não fumante. 

Escolha uma data nos próximos sete dias, quando você vai parar de fumar - agora é seu “Dia da Vitória”. Conclua e assine o contrato para não fumante na frente de pessoas que o apoiarão em seu caminho para parar de fumar. Use o tempo até o seu “Dia de Parar” para se preparar e reduzir gradualmente o número de cigarros que você fuma.

2. Escolha o seu método para nunca mais fumar. 

Existem três maneiras de parar de fumar. Você pode escolher um ou usá-los em combinação - o que você acha que funcionará melhor para você.

“ Pronto Parei” - Pare de fumar de uma só vez no seu dia de folga. Este método não prolonga o processo de desistir.

“Vou com calma” - Reduza o número de cigarros que você fuma todos os dias até parar de fumar completamente. Por exemplo, se você fuma 20 cigarros por dia, reduza para 10 por dia durante dois ou três dias. Em seguida, corte-o em cinco cigarros por dois a três dias. Então, no seu “Dia de Parar”, pare de fumar completamente.

“ Estou tentando” - Fumar apenas parte de cada cigarro, reduzindo a quantidade até que você pare de fumar completamente. Conte quantos puffs você normalmente toma de cada cigarro, depois reduza o número de puffs a cada dois ou três dias. No seu “Dia de Parar”, pare de fumar completamente.

3. Faça uma consulta com o médico para avaliar se precisará de medicamentos para ajudá-lo a parar.

4. Faça um plano para o seu dia de folga. Considere as atividades a seguir dentro do plano, siga-as com determinação:

*Tenha alimentos saudáveis para comer enquanto parar de fumar, como:

Frutas frescas

Vegetais frescos

Gomas de mascar sem açúcar

Outros alimentos saudáveis que eu gosto:

 *Todos os dias sem fumar, pretendo celebrar o sucesso com uma (ou mais) destas atividades:

Assistindo a um filme.

Visita aos amigos, que não fumam.

Dar um passeio.

Desfrute de um hobby.

5. E finalmente, pare de fumar para sempre no seu “Dia de Parar”!

Ps: Caso não consiga na primeira tentativa, não se julgue fracassado ou incapaz, tabagismo é um sério problema de saúde, que causa dependências química, física e psicológica. Por isso, todos podem reagir de maneira diferente a esse processo, mas lembre-se, Sempre Vale a Pena Parar de Fumar, faça isso por você e as pessoas que te querem bem!

Alguns benefícios de Parar de FUMAR:

Você poderá se exercitar ou ser fisicamente ativo com menos falta de ar.

Suas roupas, cabelos, corpo, carro e casa cheirarão melhor.

Seu paladar e olfato voltarão ao normal.

As manchas em seus dentes e unhas começarão a desaparecer.

Você economizará centenas ou milhares de dinheiro por ano. Descubra o quanto com esta calculadora de poupança (o link abre em uma nova janela).

De acordo com a Associação Americana do Coração/ Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira de Cardiologia e outras Sociedades médicas, é assim que o seu corpo começa a se recuperar quando você parar de fumar:

Nos primeiros 20 minutos: a pressão arterial e a frequência cardíaca recuperam dos pontos induzidos pela nicotina.

Após 12 horas: os níveis de monóxido de carbono (aquela fumaça do fogão a lenha) no sangue retornam ao normal.

Após duas semanas: sua circulação e função pulmonar começam a melhorar.

Depois de um a nove meses: a respiração clara e profunda retorna gradualmente; você tem menos tosse e falta de ar; você recupera a capacidade de tossir de forma produtiva em vez de pigarrear, o que limpa seus pulmões e reduz o risco de infecção.

Após um ano: o risco de doença cardíaca coronária é reduzido em 50%.

Após 5 anos: o risco de câncer de boca, garganta, esôfago e bexiga é cortado pela metade. Seu risco de câncer do colo do útero e derrame volta ao normal.

Depois de 10 anos: Você tem metade da probabilidade de morrer de câncer de pulmão. Seu risco de laringe ou câncer de pâncreas diminui.

Após 15 anos: o risco de doença coronariana é o mesmo que o de um não-fumante.


E quanto aos cigarros eletrônicos e produtos de tabaco sem fumaça?

Nenhum produto do tabaco é seguro e não há evidências de que eles possam ajudá-lo a parar de fumar com sucesso. Eles podem ser tão viciante e podem conter níveis perigosos de nicotina, substâncias químicas, neurotoxinas e metais. Converse com seu médico ou a enfermeira do posto sobre formas seguras e eficazes de parar de fumar e manter-se livre do tabaco.


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