28 de outubro de 2021 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:


Outubro também é mês de cuidar do coração


O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, campanha de conscientização contra o câncer de mama nas mulheres. Mas, você sabia que tão importante quanto a prevenção dessa doença são os cuidados com o coração? A SOCESP ressalta que as doenças cardiovasculares matam duas vezes mais que todos os tipos de câncer, incluindo o de mama. 




Mortes por doença cardiovascular em mulher aumentou 37%


Você já fez o exame contra o câncer de mama? E que tal agora cuidar do seu coração? Segundo a SOCESP, em 60 anos, a proporção de mortes por doenças cardiovasculares em mulheres aumentou 37%. Jornadas exaustivas com trabalho, cuidado com a família e afazeres doméstico elevam os níveis de estresse que, aliado ao sedentarismo e à má alimentação, compromete a saúde do coração. Cuide-se para continuar cuidando de quem você ama! 



O estresse é fator de risco para o coração e pode ser atenuado com atividade física


De acordo com dados apresentados pela pesquisa “Saúde Cardiovascular da Mulher Brasileira”, feita pela SOCESP em parceria com a Fundación Mapfre, o estresse foi observado como mais presente em mulheres do que em homens. A realização de exercícios físicos com regularidade diminui o estresse e pode aumentar de 20% a 40% a proteção contra doenças cardiovasculares. Apesar disso, o estudo mostrou que apenas 30% das entrevistadas praticam atividade física regularmente. Comece aos poucos e sinta os benefícios para a sua saúde! 





Há 7 vezes mais chance de morrer por infarto do que câncer de mama


Cerca de 400 mil mortes por doenças cardiovasculares acontecem todos os anos. Há sete vezes mais chances de morte por infarto do que de um câncer de mama. A falta de conhecimento sobre esse problema, implica em menor compromisso das mulheres no controle dos fatores de risco como estresse, sedentarismo, obesidade e má alimentação, que podem levar ao infarto e ao AVC. Faça o exame de mama, mas também cuide do seu coração!



O tabagismo aumenta o risco de cânceres e também de doenças cardiovasculares


O tabagismo aumenta em quase três vezes a chance de um infarto e, aproximadamente, duas vezes o risco de um AVC, além de ser o principal fator de risco para diversos cânceres. A SOCESP ressalta que as doenças cardiovasculares matam duas vezes mais que todos os tipos de câncer juntos, incluindo o de mama. Muitas vezes o tabagismo está ligado ao estresse. Praticar atividades físicas, meditar e dedicar um tempo ao que te faz feliz, torna o seu dia mais leve e sua vida mais saudável, cuide-se!