23 de abril de 2021 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
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Cuidando da sua postura

Em tempos de quarentena, lembrar-se de assumir a postura correta é importante para melhorar seus dias em casa. Por ficarmos várias horas na frente do comutador, seja trabalhando (home office), ou não, ou ainda, assistindo televisão, podemos adquirir uma má postura gerando dor nas costas, além de tensão muscular e rigidez.


Também adquirimos uma má postura quando manuseamos celulares ou dispositivos móveis por longo tempo, o que estamos fazendo muito nesse período. Utilizamos esses aparelhos, em geral com a cabeça flexionada para baixo, na direção do queixo, aumentando a tensão muscular da região do pescoço, ombro e coluna, gerando dor.

Também devemos pensar em adaptações ao trabalho de casa, já que estamos nesse período assumindo muitas atividades.  Utilizamos para as tarefas da casa, vassouras, pazinha, rodinho, etc., que podem ter diferentes alturas, adotamos diferentes posturas e, normalmente, posturas desajeitadas que geralmente resultam em sintomas como dor e tensão. 

Mudar de posição, relaxar e realizar alguns exercícios de alongamentos pode ajudar os seus dias em casa serem bem melhores, melhorando assim a qualidade de vida durante esse período.

Além disso, a postura correta evita problemas graves de saúde, como por exemplo: hérnia de disco, escoliose e dificuldade respiratória.


Fazer exercícios físicos regularmente, entre eles os exercícios posturais, é uma das medidas para prevenção da dor e desconforto, além de serem importantes para conseguirmos manter uma postura adequada por mais tempo.

Os exercícios que estamos propondo, tem a intenção de ajudá-los a:

Diminuir o esforço na realização das tarefas do dia a dia;

Melhorar a flexibilidade e coordenação, promovendo uma melhor mobilidade e melhor postura.

Favorecer a mudança da rotina; ajudando a evitar a monotonia;

Reforça a autoestima, melhora a autoimagem;

Desenvolve a Consciência Corporal, melhora ansiedade e auxilia no combate ao estresse 

Os exercícios devem ter curta duração, são de baixa intensidade e tem como objetivo principal aliviar o corpo das tensões e corrigir postura, aquecendo as articulações e os grupos musculares que são solicitados nas rotinas de quem está trabalhando em casa ou apenas se distraindo.

Devem durar de 5 a 10 minutos e serem realizados três vezes ao dia


SEQUÊNCIA DE EXERCÍCIOS PARA FAZER EM CASA!
CONFIRA ...

Para que possamos realmente aproveitar os benefícios, não devemos encarar os exercícios como vacina e sim como parte integrante da rotina do seu dia a dia. !!!!!!



Algumas dicas importantes quando estiver no computador:

1-Evitar trabalhar com o tronco inclinado para frente

2-Usar uma cadeira boa para trabalhar ou estudar 

3-Lembrar que existe uma posição ideal do computador





Adotar esta postura e manter-se nela sempre que estiver utilizando o computador é muito importante. Assim evita-se dor nas costas e a má postura, além da gordurinha localizada que pode desenvolver-se através de uma vida sedentária e é favorecida pela má circulação sanguínea e pela fraqueza dos músculos abdominais.



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