09 de maio de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:


PERMANEÇAATIVO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Apandemia de COVID-19 pode dificultar a manutenção de um estilo de vidafisicamente ativo. Conforme informado pelos especialistas, gotículas de saliva,espirros, tosse, contato próximo e superfícies contaminadas são as principaisvias de transmissão da COVID-19. Sabe-se que o vírus sobrevive por algumashoras em suspensão no ar ou até dias em certas superfícies e, em seguida, podeinfectar uma nova pessoa pela boca, nariz ou olhos. As informações maisatualizadas sobre o COVID-19 podem ser encontradas no site do Ministério daSaúde https://coronavirus.saude.gov.br. Por essa razão, é recomendávelevitar reuniões públicas e manter uma distância social de 2 metros ou mais.Isso, juntamente com conselhos relacionados a cuidados pessoais (lavar as mãos,não tocar no rosto), criou uma preocupação com o exercício físico em academias,parques públicos e clubes, onde centenas de pessoas entram e saem todos osdias.

Opúblico de maior preocupação e que deve evitar academias e clubes completamentee se exercitar em casa, são aqueles com maior risco de complicações graves doCOVID-19 como idosos (60 anos ou mais), pessoas com doenças crônicas (comodiabetes, hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares) e aqueles com sistemaimunológico comprometido (como aqueles que sofrem de câncer ou HIV).

Aatividade física regular é importante para se manter saudável e está associadaa uma melhora na função cardiovascular, imunológica e mental. A atividadefísica regular pode ajudar a reduzir seus sentimentos de estresse e ansiedade,o que muitos de nós neste momento de isolamento podemos estar sentindo.

Desdea determinação para o fechamento das academias e clubes, algumas redes do paíspassaram a oferecer aulas online para seus alunos o que contribuiu sobremaneirapara que muitos que já praticavam atividade física se mantivessem ativos.

Segundoas Diretrizes do Colégio Americano de Medicina Esportiva, é recomendado de 150a 300 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada e2 sessões por semana de treinamento de força muscular. A seguir, estão algumasestratégias sugeridas pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva para mantera atividade física neste período de pandemia.

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias