AMILOIDOSE CARDÍACA: O QUE HÁ DE NOVO

CARDIAC AMYLOIDOSIS: WHAT’S NEW
Edileide de Barros Correia, Larissa Ventura Ribeiro Bruscky, Georgina del Cisne Jadán Luzuriaga, Bruno Vaz Kerges Bueno, Marcus Vinicius Simões

Amiloidose se refere a um conjunto de doenças causadas pelo depósito de fragmentos anômalos de diferentes proteínas. O coração é um dos principais órgãos afetados, nas formas mais comuns de amiloidose, com os pacientes apresentando mau prognóstico e sobrevida curta, conforme o grau de acometimento. Embora considerada uma afecção rara, vários trabalhos têm demonstrado um aumento expressivo no número de diagnósticos nos últimos anos. Tem contribuído para isso o maior arsenal diagnóstico não invasivo, com novas ferramentas de avaliação mais específicas em exames já consagrados na prática clínica diária, como o ecocardiograma, a cintilografia com marcadores ósseos e a ressonância magnética cardíaca. A disseminação do conhecimento da doença e dos seus sinais de alerta, e o surgimento de diretrizes da doença, associados à chegada de novos tratamentos medicamentosos, têm mudado a história natural desses pacientes. A diminuição da jornada até o diagnóstico e tratamento tem permitido aumento da sobrevida e da qualidade de vida desses pacientes.

Descritores: Amiloidose; Cadeias Leves de Imunoglobulina; Pré-Albumina; Insuficiência Cardíaca; Cardiomiopatia Hipertrófica. 


VOLUME 34 - Nº 2

Abril/Junho 2024

ISSN 0103-8559 - Versão impressa
ISSN 2595-4644 - Versão online