23 de abril de 2021 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
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Dez alimentos que podem alterar as taxas de colesterol quando consumidos em grande quantidade


Todos esses alimentos podem ser consumidos e apenas se tornam prejudiciais à saúde quando ingeridos em grandes quantidades e com bastante frequência.  Por isso, é importante lembrar: mantenha um padrão alimentar saudável, rico em frutas, verduras e legumes". 


 Confira: 

1 - Bombom: o bombom é uma versão de chocolate com pouquíssimo cacau e muitos ingredientes, dentre eles gorduras adicionadas - principalmente gordura hidrogenada - trans, que é a mais aterogênica.
 
2 - Carnes gordas: a gordura animal está intimamente ligada com o aumento de colesterol e formação de placas de aterosclerose, pois é rica em gorduras saturadas.
 
3 – Manteiga: fonte exclusiva de gorduras saturadas de origem animal. Altamente aterogênica.
 
4 - Creme de leite: mesmos princípios da manteiga.
 
5- Nuggets: são empanados, pré-fritos em Gordura Vegetal Hidrogenada, a mais aterogênica de todas as gorduras presente em alimentos industrializados.
 
6 - Óleo de coco: rico em gorduras saturadas conhecidas como principal gordura relacionada ao aumento de colesterol total, LDL colesterol e HDL colesterol. Porém esta elevação de HDL não é suficiente para reduzir os efeitos negativos do aumento das LDL que este tipo de gordura promove.
 
7 - Produtos de Charcutaria: salames, presuntos, linguiças. Ricos em gorduras saturadas de origem animal – devem ser evitados.
 
8 - Queijos ricos em gorduras: (> 10% de gorduras saturadas por porção) – devem ser evitados
 
9 - Salgados e tortas elaborados com massa podre: A massa podre – pâte brisée-, é composta por farinha de trigo, gorduras (normalmente manteiga, às vezes banha ou gordura vegetal), água e sal.
 
10 - Sorvete cremoso industrializado: elaborado com gordura vegetal hidrogenada em sua maioria. Alguns artesanais podem levar outro tipo de gordura menos nociva



Departamento de Nutrição SOCESP

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