19 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:






Mitos e verdades “Teor de sódio na alimentação”

SAIBA MAIS..






MITO - A aveia é um alimento minimamente processado que apresenta diversos benefícios à saúde. 

Entretanto, na hora da compra é importante conhecer as diferenças na forma de apresentação, pois essa vai alterar suas qualidades nutricionais:

Floco de aveia – forma mais integral da aveia e mais rica em nutrientes, seja na forma regular ou fino.

Farelo de aveia – produto rico em fibras obtido da parte mais externa do grão

Farinha de aveia - obtido a partir da moagem da parte mais interna do grão. Possui menor valor nutritivo e menos fibras. 



VERDADE - O excesso de carboidratos presente em alimentos

como pães, bolos, biscoitos, doces e açúcar de mesa é convertido pelo nosso corpo em triglicerídeos. Esse tipo de gordura aumenta o risco cardiovascular e favorece o desenvolvimento de esteatose hepática (gordura no fígado). Esses carboidratos são rapidamente digeridos e absorvidos contribuindo também para um rápido aumento da glicemia. 





MITO - O excesso de sal e o sódio contribuem para o desenvolvimento e piora no controle da hipertensão.

Recomenda-se um consumo diário de 5.0 gramas, o equivalente a menos de 2.0 gramas e sódio. Sal rosa, do Himalaia, refinado e grosso fornecem o mesmo teor de sódio e, portanto, não acrescentam benefício no controle da pressão arterial.  


MITO - Cada 1.0 grama de açúcar fornece 4 calorias.

Com exceção do açúcar light que pode apresentar proporções distintas de sacarose e adoçante, todos os demais apresentam o mesmo conteúdo calórico. O açúcar mascavo é a forma de açúcar mais nutritivo, pois além da sacarose apresenta também algumas vitaminas e minerais. De modo semelhante ao açúcar mascavo, o demerara também presença mais os nutrientes da cana de açúcar, mas sendo obtido após o cozimento do caldo da cana, enquanto que o açúcar orgânico é produzido a partir de processos livres de agentes químicos artificiais. 





MITO - O consumo moderado de café
100 a 150 ml/dia não piora a dislipidemia, as doenças cardiovasculares ou a mortalidade. Entretanto, indivíduos com hipertensão devem preferir café filtrado, pois o filtro retém os terpenos que podem favorecer o aumento da pressão arterial.  


Consumir frutas e legumes já descascados pelo comerciante aumenta o risco de contaminação pelo Coronavírus?

Atualmente, existem poucas informações científicas sobre a sobrevivência do COVID-19 (coronavírus) na superfície de alimentos abertos. Porém estudos mostram que o COVID-19 não é transmitido através de alimentos ou ingredientes. Mesmo que as superfícies ou embalagens tenham sido contaminadas, o vírus só sobreviverá nessas superfícies por um curto período; portanto, não há risco de contaminação.

a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendações de precaução, incluindo conselhos sobre como seguir boas práticas de higiene durante o manuseio e a preparação de alimentos, como lavar as mãos, cozinhar a carne completamente e evitar a potencial contaminação cruzada entre alimentos cozidos e não cozidos.

 Espera-se que os clientes e as empresas de alimentos se comportem de maneira higiênica. Porém sabemos que nem sempre isso acontece.

No entanto, estamos monitorando a literatura científica para obter informações novas e relevantes.

FONTES:

https://www.efsa.europa.eu/en/news/coronavirus-no-evidence-food-source-or-transmission-route:

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019








Tomar água de 15 em 15minutos,

Um post copiado ecolado inúmeras vezes, em todas as redes sociais vem atribundoi a médicosJaponeses a afirmação de que manter a ingestão frequente de água simplesmentelevaria o vírus, em caso de infecção, para o estomago e com o ácido clorídricoele seria destruído.

Ora, sabemos que acontaminação começa na boca e nariz, mas se, caso fosse possível levá-lo até oestomago com a água, onde estaria aqueles que penetram pelas narinas?

E mais, sabe-se que ospulmões são a estrutura orgânica com maior número de receptores molecularespara a glicoproteína do Corona vírus.

Sendo assim, mesmo queos da boca fossem morrer no estômago, os que entram pelas vias respiratória nãoteriam o mesmo desfecho.

E mais, nenhum médicoJaponês em sã consciência faria este tipo de declaração.

O que é fato é quemanter-se hidratado e manter as mucosas hidratadas é parte das medidas dehigiene em qualquer tipo de infecção.

 




Consumo de alho NÂO protege contra o COVID-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) abordou especificamente esse boato e observou que, embora “o alho seja um alimento saudável que possa ter algumas propriedades antimicrobianas”, não há evidências de que “comer alho tenha protegido as pessoas do novo coronavírus”. :

È sempre esperado que surjam boatos deste tipo, onde algum alimento específico passa a ser a “bola da vez” e de uma forma muito simplória, seria a solução.

Sabemos, em geral, que comer frutas, verduras e água potável pode ser bom para se manter saudável. No entanto, não há evidências de que alimentos específicos ajudem a combater esse vírus em particular

Geralmente, esses tipos de ‘remédios’ não são prejudiciais em si, desde que não o impeçam de seguir conselhos com base em evidências, como:

LAVAR AS MÃOS, MANTER DISTANCIAMENTO SOCIAL, QUARENTENA ETC.

Na China há o relato de uma mulher que teve que receber tratamento hospitalar por uma garganta gravemente inflamada depois de consumir 1,5 kg de alho cru.

Sabemos, em geral, que comer frutas, verduras e água potável pode ser bom para se manter saudável. No entanto, não há evidências de que alimentos específicos ajudem a combater esse vírus em particular.


FONTES:

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/myth-busters

https://www.scmp.com/news/china/society/article/3050673/coronavirus-desperate-times-drive-some-chinese-people-take





Afinal, beber água quente diminui o risco de contaminação pelo Coronavírus?

Circulam nas redes sociais notícias de que beber água quente ou chás e manter a garganta molhada impede que a pessoa pegue o Covid 19. O Ministério da Saúde declarou que esta informação é falsa #fakenews, pois: “a temperatura do corpo humano é de pelo menos 36ºC, assim beber água a uma temperatura de 26 e 27ºC não traz benefícios algum em relação à prevenção do Coronavírus, uma vez que no corpo humano o vírus tolera temperatura de pelo menos 36ºC”.

Além disso, até hoje não há substâncias, vitaminas, alimentos específicos, medicamentos ou vacina que possa  prevenir a infecção pelo coronavírus.




Aumente a sua imunidade tomando própolis para combater o Coronavírus!

Esta é uma notícia falsa #fakenews, circulam pelas redes sociais receitas de “shots para imunidade” utilizando o própolis, realmente esta é uma substância muito estudada e existe evidências de que ele possa melhorar a imunidade. Porém não tem nenhuma evidência de que ele cure ou previna o coronavírus. Temos que alertar que quando excesso, o própolis pode causar desconforto intestinais.

O nosso sistema imune é um conjunto de fatores que atuam na defesa do nosso corpo contra várias doenças. Não é um único alimento que irá resolver o contagio pelo coronavírus.

Por isso antes de repostar mensagens sobre saúde, verifique se está é verdadeira, para não difundir ainda mais as fake news.




                                                                   

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias