23 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

 
Muitospacientes, principalmente aqueles com doença crônica, preferem retirar oscomprimidos, cápsulas e drágeas da embalagem original e guardar em estojos,caixinhas e porta comprimidos para facilitar o dia a dia. Porém, esta não é amelhor opção de armazenamento de medicamentos.


Quando omedicamento é retirado da embalagem original ele entra em contato com aumidade, luz, ar e esta exposição indevida estraga o medicamento, diminuindosua validade e sua efetividade. A partir do momento que o medicamento éretirado da embalagem original, a indústria farmacêutica não garante mais adata de validade impressa na embalagem.

Além disso, a partir do momento que opaciente retira da embalagem original, não se tem mais o controle de validade elote, perdendo a rastreabilidade do medicamento. Se o paciente neste casoapresentar algum evento adverso ao medicamento, não será possível saber qual olote do medicamento para que seja notificado à indústria farmacêutica e aosórgãos competentes.


Outro problemaque podemos ter, principalmente para aqueles com doenças crônicas e que fazem ouso de vários medicamentos, é que pode haver confusão e o paciente tomar omedicamento errado, pois muitos medicamentos são parecidos e se nãoidentificados corretamente pode haver confusão.
Desta forma,não é recomendado o armazenamento de medicamentos fora da embalagem original,podendo trazer riscos para o paciente.


Para armazenaros seus medicamentos corretamente é só seguir as dicas a seguir:



1)     Proteja seu medicamento da luz direta, do calore da umidade.
2)     Nunca armazene os medicamentos no banheiro, poisé um local úmido.
3)     Mantenha o local de armazenamento sempre limpo.
4)     Não deixe medicamentos dentro do carro por muitotempo.
5)     Não guarde os medicamentos que necessitam derefrigeração na porta da geladeira.
6)     Cheque constantemente o prazo de validade.
 
 
Cuide da sua saúde. Utilize seus medicamentos de acordo coma prescrição médica e armazene-os da maneira correta. 

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias