29 de março de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

SAIBA O QUE FAZER COM O RECOLHIMENTO DO MEDICAMENTO LOSARTANA

A losartana é um medicamento indicado para o tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, sendo utilizada geralmente todos os dias por pacientes com essas comorbidades.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) comunicou sobre o recolhimento voluntário e preventivo de todos os lotes dos produtos da losartana fabricados pela Sanofi Medley, incluindo os que possuem o ativo hidroclorotiazida. Isto ocorreu, pois, a ANVISA recebeu alertas sobre a presença de uma impureza no insumo ativo.

É muito importante que o paciente que faz uso do tratamento com losartana não o interrompa, pois pode causar riscos potenciais e agravar a comorbidade que o paciente possui. A losartana fabricada por outras indústrias farmacêuticas não apresenta o problema relatado acima. Além disso, possui outros medicamentos anti-hipertensivos que podem substituir a losartana. Porém, somente deve fazer isso após a orientação do médico. Desta forma, não interrompa o tratamento e procure o seu médico ou o farmacêutico se houver dúvidas sobre o seu medicamento.

Leiliane Marcatto
Diretora Executiva do Departamento de Farmacologia da SOCESP

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias