19 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

A gripe consiste em uma infecção das vias aéreas causadapelo vírus Influenza e a transmissão de uma pessoa para outra, ocorre por meiode gotículas expelidas pela fala, tosse ou espirro. A doença é altamentecontagiosa e a gravidade do quadro pode variar em cada indivíduo.

Pode acometer vários membros de uma mesma famíliasimultaneamente e os sintomas mais frequentes são: febre, dor no corpo, dor degarganta e tosse. Leia abaixo o que fazer na presença dos sintomas gripais:

  1. Fique em casa e descanse. O repouso relativo é recomendado para que o seu organismo se recupere mais rapidamente.
  2. Enquanto estiver em casa tente manter o isolamento das outras pessoas e utilize utensílios separados. Essas medidas impedem a transmissão do vírus.
  3. Inclua alimentos nutritivos nas refeições (frutas, verduras, legumes, grãos, carnes e peixes) e beba água para evitar a desidratação.
  4. Mantenha as vias aéreas umidificadas e se tiver em casa, utilize umidificador de ar ou realize inalação apenas com solução fisiológica.
  5. Use antitérmicos e analgésicos para tratar a febre (temperatura acima de 37,8 ) e a dor no corpo, conforme prescrito por seu médico.
  6. Se a sua temperatura corporal permanecer acima de 37.8 ºC por mais de 72 horas ou houver piora da tosse, falta de ar, procure imediatamente uma Unidade de Saúde.

 

Departamento de Enfermagem SOCESP

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias