23 de abril de 2021 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
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05 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DA SAÚDE 

Você está cuidando da sua Saúde?


No dia 05 do mês de agosto comemoramos o dia Nacional da Saúde! Aproveitamos a data para conscientizar sobre a prevenção de doenças e sobre a qualidade de vida. Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a mera ausência de doença, segundo a Organização Mundial de Saúde. Acredito que muitos já ouviram a frase: “é melhor prevenir do que remediar”. Podemos pensar que estamos saudáveis quando atingimos um certo estado de bem-estar, felicidade, não estar doente ou por realizar atividades do dia a dia com certa tranquilidade. Porém, uma boa condição de saúde não é somente a ausência de doenças, mas também o quanto estamos buscando nos prevenir/proteger para que ela não ocorra.

Nesse sentido, o primeiro passo seria adotar uma conduta preventiva. Pensar na prevenção faz referência a se planejar, se organizar e tentar antever acontecimentos. Por exemplo, se você sabe que sua família tem histórico de pressão arterial elevada e que a hipertensão não é apenas uma doença comportamental, mas também uma doença com alta carga genética, que passa dos pais para os filhos, você deve saber também que muito provavelmente se você não se cuidar terá o mesmo destino. Assim fica o alerta para “Pré-Ver”, ou seja, começar a cuidar com antecedência, pois se você tem pais hipertensos, há chances maiores para desenvolver ao longo da vida uma pressão arterial mais alta. Então você se pergunta: O que posso fazer? Adotar um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação balanceada, saber lidar melhor com adversidades (estresse) e praticar exercício físico frequente ajudam muito bem neste ponto. Aliás, no que diz respeito ao exercício físico regular, ele consegue regular os valores pressóricos por diversos mecanismos, o que normalmente irá aliviar o trabalho cardíaco por relaxar/dilatar mais as artérias e, consequentemente, diminuir a pressão arterial. O controle do estresse também é chave fundamental para o controle pressórico. Outros hábitos ruins como o tabagismo, excesso no consumo de sal e uso abusivo do álcool também irão contribuir para a elevação da pressão arterial. 

Quando a pressão arterial já está com níveis elevados, ou seja, a doença já está estabelecida, quais recursos poderíamos usar para remediar está situação, tornando-a mais suportável; aceitável? Esta é uma das definições no dicionário para “remediar”. Quando então pegamos o significado de “remédio” temos: o que serve para aplacar sofrimentos morais; para atenuar os males da vida; tudo que serve para eliminar uma inconveniência, um mal, um transtorno; recurso, solução; aquilo que protege, que auxilia. Para pessoas que necessitam da medicação e não podem ficar sem ela, somar hábitos de vida saudáveis, se prevenindo ou tratando os fatores que contribuem para uma saúde cardiovascular pobre, com certeza terão aumento da qualidade e expectativa de vida. A recomendação para prevenção e tratamento da saúde geral é de se realizar 150 minutos de atividade física de leve a moderada intensidade por semana. 

Aí vai uma pergunta curiosa: você gostaria de viver de 8 anos a mais? Se sua resposta foi afirmativa, saiba como isso pode acontecer. Um estudo de Franklin e colaboradores (2020) acompanhou por 34 anos pessoas fisicamente ativas e sedentárias. O estudo aponta que pessoas fisicamente mais ativas, tanto homens quanto mulheres, ganharam de 7 a 8 anos na expectativa de vida. Isso nos faz refletir sobre treinar ou não treinar. Os estudiosos ainda mostraram que quanto mais exercício, menor era o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Será que quanto mais, melhor? Do ponto de vista cardiovascular parece que sim. Porém, o estudo aponta que há um limite. Manutenção de saúde requer treino, dedicação e constância. Quando expostos a maiores intensidades, sedentários ou treinados, podem aumentar o risco de infecções agudas, principalmente, do trato aéreo superior. O segredo é manter-se ativo com frequência e equilíbrio. 

Separamos algumas dicas para você ter mais qualidade de vida através da adoção de hábitos saudáveis:

- Faça exercícios físicos regulares.
- Tenha uma alimentação balanceada. 
- Esteja com a vacinação em dia.
- Ao sinal de qualquer queixa relacionada à saúde procure um médico e faça exames periódicos de acordo com a necessidade.
- Sempre que possível tente diminuir a carga de estresse e ansiedade de sua rotina e caso necessário, procure ajuda profissional.
- Tente substituir trajetos realizados por transporte motorizado (ônibus, metrô e carros) por caminhadas ou vá pedalando.
- Você sabia que na cidade de São Paulo a distância média entre as estações do metrô varia de 10 a 15 minutos de caminhada? Que tal descer duas antes e fazer de 20 a 30 minutos de caminhadas diárias para ir ou voltar do trabalho?
- Aplicativos relacionados à saúde são ferramentas de grande ajuda no nosso dia a dia, eles podem contar nossos passos e nos dar a informação do quanto estamos ativos ou sedentários.
- Escolha uma atividade física que goste. Pode ser um esporte, um tipo de dança, uma arte marcial e comece a praticá-la regularmente. Movimente-se!


Feliz dia Nacional da Saúde e não fique parado!!!
Departamento de Educação Física - SOCESP

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