19 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

05 DICAS PARA PARAR DE FUMAR

 

1- Melhor prevenir do que remediar.

Amelhor dica para parar de fumar é nem começar! Sim, mesmo que pareça umabrincadeira, a ideia é bastante séria. Devemos nos engajar em campanhas deconscientização entre crianças, adolescentes e jovens adultos, que são as fasesdo desenvolvimento mais críticas para o início do tabagismo. Também valedestacar a importância de que os pais ou adultos responsáveis busquem auxílioespecializado para obter informações e se tornarem mais conscientes sobre osmalefícios do uso de produtos derivados do tabaco.

 

2- Mas, se você já fuma...

Oprimeiro passo para a cessação do tabagismo é tomar a decisão de parar deconsumir produtos derivados do tabaco. Pode ser estabelecida uma data para aparada e iniciar um processo de despedida do cigarro ou outras fontes deconsumo de tabaco, como cigarros eletrônicos ou narguilés.

Prepare-se!

Umavez estipulada a data da parada e iniciado esse momento de “despedida”,progressivamente evite: (1) objetos que lembrem o cigarro, como cinzeiro e isqueiro;(2) lugares em que se costuma consumir cigarro ou outros produtos derivados dotabaco, como os fumódromos; (3) os amigos, conhecidos, familiares que sãoparceiros de cigarro; (3) alimentos que podem produzir vontade de fumar, como ocafé e o álcool. Desenvolver novos hábitos, como exercício físico, também podeajudar.

 

3- Lembre-se dos benefícios que você pode ter com a cessaçãodo tabagismo e não apenas com o que está perdendo.

Conscientizar-sesobre dos benefícios da cessação de tabagismo é um passo fundamental paraentender que, mesmo sendo prazeroso consumir produtos derivados do tabaco, amelhora da qualidade de vida pode acontecer independente da idade. É comum emrelatos de ex-fumantes que houve melhora do olfato e paladar além de alívio desintomas respiratórios, como tosse, falta de ar e cansaço a grandes esforços.Também é frequente no discurso o quanto a revitalização do olfato permitiu quepequenos prazeres fossem descobertos.

 

4- Não cair em tentação.

Passarum ou dois dias sem fumar pode ser relativamente fácil. Nesse momento, podeocorrer o pensamento de que é possível controlar o consumo de produtosderivados do cigarro e surge a necessidade de se testar. Não caia nessaarmadilha! O primeiro cigarro deve ser evitado para que não aconteça umepisódio de recaída. Lembre-se de que a fissura pelo cigarro ou outro produtoderivado do tabaco dura no máximo 5 minutos, então, encontre pensamentos queauxiliem no controle da vontade. Escovar os dentes, praticar exercíciosfísicos, escutar uma música ou outra atividade que lhe dê prazer também podeser um importante aliado nesse processo.

 

5- Otabagismo é uma doença que pode precisar de tratamento para o seu controle. Écomum que uma pessoa tente entre 3 a 10 vezes cessar o tabagismo antes de obtersucesso. Não hesitar em buscar ajuda profissional. Atualmente é possívelencontrar programas de cessação de tabagismo na rede pública de saúde, emespecial UBS, ou recorrer a convênio ou consultas particulares como especialistasna área.

BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos