18 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Sintomas são iguais aos do infarto, mas a causa é o estresseemocional, que afeta número crescente de pessoas na conturbada sociedade doSéculo XXI.

Estresse emocional acentuado pode provocar sintomas muitosemelhantes ao do infarto, como dor no peito, falta de ar, cansaço, tontura enáuseas. "Trata-se da síndrome do coração partido, que pode afetarqualquer pessoa, sendo mais recorrente em mulheres com idade superior a 40anos", explica o médico Dr. José Francisco Kerr Saraiva, presidente daSociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

O cardiologista salienta serem muitas as causas que podemprovocar a síndrome, como a morte de uma pessoa querida, separação conjugal,dificuldades profissionais e financeiras e perda de emprego, descoberta de umadoença grave ou problemas que envolvam os filhos. "O mundo atual,especialmente em países como o Brasil, atingidos por crisespolítico-econômicas, desemprego e criminalidade, apresenta um ambiente de fortepressão sobre os indivíduos", observa Dr. Saraiva.

Embora diagnosticada como doença provocada por razõespsicoemocionais, a síndrome do coração partido pode causar disfunções nascontrações dos ventrículos do coração, gerando sintomas iguais ao do infarto domiocárdio. Por isso, exige tratamento médico adequado, muitas vezes com aparticipação não só do cardiologista, como também de psiquiatra e/ou psicólogo.É uma disfunção cardíaca transitória, mas precisa ser tratada com eficiência,evitando-se complicações.

A prevenção é a melhor forma de combate ao problema. Omédico da Socesp indica a realização de exercícios físicos, especialmente emgrupos, pois a atividade associada à sociabilização proporciona momentos dedescontração e psicologicamente positivos. "Atividade física é sempreadequada e necessária para todos como prevenção às doenças cardiovasculares emgeral; para aqueles que estejam submetidos a estresse emocional, é ainda maisimportante, podendo evitar a síndrome do coração partido, um mal de nossotempo", conclui.

RaphaelPozzi - [email protected]