19 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

A prevenção e redução daincidência de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente ascardiovasculares, é uma das dez metas globais da Organização Mundial da Saúde(OMS) para 2019. O objetivo – somando todas essas enfermidades – é que hajaatendimento médico-hospitalar para um bilhão a mais de pessoas este ano, emcomparação com números de 2018.

As doenças crônicas nãotransmissíveis, como hipertensão, diabetes e câncer, são responsáveis por maisde 70% de todas as mortes no mundo. São 41 milhões de óbitos por ano, revela aOMS. O mais grave é que essa preocupante estatística inclui 15 milhões de pessoasque falecem prematuramente, ou seja, com idade entre 30 e 69 anos. Mais de 85%desses episódios ocorrem em países de baixa e média renda. A prevenção emitigação das principais causas reduziria de modo significativo a perda dessasvidas.

A OMS, corroborando conclusões depesquisas inequívocas, alerta que o aumento dessas doenças tem sidoimpulsionado por cinco fatores de risco: tabagismo, sedentarismo, uso nocivo doálcool, dietas pouco saudáveis e a poluição do ar. Tais causas também agravam asaúde mental. Metade de todos os transtornos psicológicos começa aos 14 anos,mas a maioria não é detectada e tratada de maneira oportuna. Tais problemas, emmuitos casos, levam as pessoas a se descuidarem da saúde como um todo,inclusive com o coração.

Um dos aspectos mais importantesdas ações previstas pela OMS para reduzir a incidência das doençascardiovasculares em 2019 é trabalhar com os governos para atingir a meta globalde redução em 15% da inatividade física até 2030. Isso será feito por meio da implementaçãode uma série de políticas que incentivem as pessoas a se mexerem mais todos osdias.

É muito importante que todos,independentemente de campanhas e iniciativas nacionais e internacionais dosgovernos e organismos multilaterais, equilibrem seus hábitos rotineiros,adotando práticas mais saudáveis. 

Com uma postura responsável comseu próprio corpo, as pessoas melhoram seu bem-estar (e o de suas famílias!), econtribuem para que as estatísticas relativas às mortes por doenças nãotransmissíveis sejam menos traumáticas a cada ano. Vamos todos, incluindomédicos e profissionais das distintas áreas da saúde, nos engajar comdeterminação nessa causa em favor da vida!  


Dr. José Francisco Kerr Saraiva,Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias