25 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair e aumidade do ar vai diminuindo paulatinamente, exigindo mais cuidados preventivoscontra gripes, pneumonias e problemas respiratórios em geral.

Pessoas que têm problemas cardiovasculares devem redobrar oscuidados, para evitar que a ocorrência de doenças respiratórias provoquecomplicações e riscos. Nesse sentido, a Sociedade de Cardiologia do Estado deSão Paulo (Socesp) recomenda algumas medidas: evitar ficar por muito tempo emlocais fechados e aglomerados; manter os ambientes arejados; beber bastanteágua para se manter bem hidratado; reduzir a exposição à poluição do ar.

Vacina contra a gripe e pneumonia é muito importante. Porisso, a Socesp recomenda que, assim que se iniciar a campanha este ano, seprocure uma unidade pública ou particular de imunização, levando a carteirinha.Esta é uma medida preventiva muito recomendada para quem tem qualquer problemacardiovascular e fatores de risco, como diabetes, obesidade e pressão alta.

RaphaelPozzi - [email protected]