28 de março de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

"Atrás do trio elétrico sónão vai quem já morreu", alerta com lucidez a música de Caetano Veloso.Por isso, mantenha-se vivo neste Carnaval, protegendo o coração, observa aSociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

Ninguém lembra muito dele, mas ocoração é um músculo muito exigido durante o Carnaval. Os foliões costumampular, dançar, desfilar em escolas de samba, comemorar em clubes, participar deblocos ou ir atrás do trio elétricos. Na empolgação, acabam não percebendo queestão ultrapassando seus limites físicos.

Por isso, é preciso adotar algunscuidados para evitar problemas cardiovasculares e o fim precoce da festa,principalmente se a pessoa for sedentária e estiver com preparo físicoinadequado. Todo esforço físico eleva o ritmo dos batimentos cardíacos, pois ocoração precisa bombear mais sangue para atender ao maior consumo de oxigêniodo organismo e dos pulmões. A elevação abrupta da pulsação e acima dedeterminados limites, principalmente se a pessoa não estiver bem condicionada,pode provocar parada cardiorrespiratória ou um infarto do miocárdio, com altorisco de morte.

No Carnaval, como em qualquerocasião, o consumo elevado de álcool é outro inimigo do coração. Mais aindaquando associado à redução dos períodos de repouso e sono e do esforço físicoinadequado. Trata-se de uma combinação que representa alto risco para aocorrência de problemas cardíacos.

Mistura ainda mais contundente édo álcool com energéticos. Os ingredientes deste (cafeína e taurina concentradas)podem estimular receptores responsáveis pela vasodilatação coronária eperiférica e causar acentuada arritmia. "O consumo dessas bebidas tambémpode causar náuseas e vômitos, tremores, transpiração fria, aumento dafrequência cardíaca, agitação psicomotora, desmaio, alterações de pressãoarterial e arritmias", explica o médico José Francisco Kerr Saraiva,presidente da Socesp.

"Todos devem ter cuidadopara evitar problemas cardíacos no Carnaval, respeitando seus limites eevitando excessos de esforço e consumo de álcool e energéticos", salientaDr. José Francisco, acrescentando: "A precaução deve ser mais enfatizadapara as pessoas que apresentam fatores de risco, como obesidade, diabetes,sedentarismo, hipertensão, estresse, tabagismo, má alimentação, depressão eansiedade".

Salvando vidas

É possível salvar uma vida nesteCarnaval caso se depare com uma pessoa que tenha uma paradacardiorrespiratória. Medida importante é realizar a massagem torácica, enquantoo socorro médico não chega. Tal providência, feita de imediato ao se constataro problema, aumenta em até quatro vezes as chances de sobrevivência de alguémque tenha um quadro de parada cardíaca.

Ao perceber que alguém desmaie,deve-se verificar instantaneamente se está respirando e/ou tem pulso. Assim, senecessário, é preciso realizar de imediato a massagem torácica, acionandotambém o socorro médico. A Socesp mantém um programa permanente de treinamentoperiódico de estudantes e da população em geral para a realização desseprocedimento de maneira correta.

A Socesp - Sociedade deCardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundadaem 1976. Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento deCardiologia da Associação Paulista de Medicina, conta com cerca de 8 milsócios. Os principais objetivos da Socesp são contribuir para a atualização doscardiologistas do estado e difundir o conhecimento científico gerado pelaprópria Socesp aos profissionais da saúde que atuam na Cardiologia e para apopulação.

Ricardo Viveiros & Associados– Oficina de Comunicação

Lívia Velasco –[email protected]