24 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

A impressãode um coração em 3D a partir de tecido humano é um grande passo para umarevolução na área de transplante cardíaco. Foi o que explicou o cardiologistaFábio Jatene, membro da Socesp. "Apesar de ser muito eficiente, existemdois grandes problemas no transplante de órgãos: o primeiro é uma desproporçãoentre o número de órgãos doados e a quantidade de pessoas necessitadas. Osegundo é a rejeição", diz o especialista.


Por contadisso, a pesquisa chefiada por cientistas da Universidade de Tel Aviv, emIsrael, pode melhorar o proveito do transplante cardíaco. A grande novidade doestudo, publicado na revista Advanced Science, em 15 de abril, é a utilizaçãode células do próprio paciente. Com isso, a rejeição do órgão seriapraticamente descartada e o número de corações produzidos seria proporcional àquantidade de pessoas necessitadas.

 

"Aprodução de órgãos em uma escala compatível com o número de indivíduos queprecisam deles seria uma solução extraordinária", enfatiza o diretor deComunicação da Socesp, Dr. José Luis Aziz. "No caso do coração, é precisoque, além de bombear sangue de modo eficiente, ele seja durável o bastante paraoferecer qualidade de vida ao paciente".


Aestimativa é de que os corações 3D comecem a fazer parte da rotina médica emdez anos, já que, atualmente, o protótipo tem apenas três centímetros e aindanão estaria preparado para ser transplantado em um ser humano.


Sobre a SOCESP

 

A Socesp - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo éuma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976. Regional da SociedadeBrasileira de Cardiologia e Departamento de Cardiologia da Associação Paulistade Medicina, conta com cerca de 8 mil sócios. Os principais objetivos da Socespsão contribuir para a atualização dos cardiologistas do estado e difundir oconhecimento científico gerado pela própria Socesp aos profissionais da saúdeque atuam na Cardiologia e para a população.

 

Atendimento à Imprensa

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

Lívia Velasco – [email protected]

RaphaelPozzi - [email protected]

Telefone: (11) 3675-5444

 

Site: www.viveiros.com.br

Editoria: www.biografiaempresarial.com.br

Twitter: www.twitter.com/RVComunicacao

Facebook: facebook.com/RicardoViveirosComunicacao

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias