18 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Por ocasião do Dia da Saúde e Nutrição, 31 de março, dataoficial do Ministério da Saúde, cujo objetivo é conscientizar sobre osbenefícios da alimentação saudável, a Sociedade de Cardiologia do Estado de SãoPaulo (Socesp) reforça importância dos bons hábitos alimentares na prevençãocontra doenças do coração.

Comer muito e/ou de modo errado é a principal causa dealguns dos fatores de risco das doenças cardiovasculares, como a obesidade,diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados. "Por isso, éfundamental alimentar-se bem, de maneira equilibrada e sem excessos",salienta a Profa. Dra. Nagila Raquel Teixeira Damasceno , diretora executiva doDepartamento de Nutrição da Socesp.

Com exceção de pacientes com diagnóstico de doenças erestrições alimentares (alergias e intolerâncias alimentares), cujas escolhasalimentares têm ser mais específicas, a população deve optar por umaalimentação natural, variada e adequada a sua faixa etária. Abaixo, anutricionista relaciona os alimentos que podem ser mais benéficos ou nocivos àsaúdo do coração. Também faz sugestões de como podemos compor cardápios diáriospensando na saúde cardiovascular atual e futura:

Alimentos benéficos para o coração

Peixes de água frias - fontes de ômega 3. O consumo regularfavorece a ingestão de gorduras mais saudáveis e redução de produtos cárneosricos em gorduras saturadas e colesterol. Atualmente, os benefícios dealimentos ricos em ômega-3 vão além da redução do LDL-c (colesterol ruim) eaumentar do HDL-c (colesterol bom). O ideal é se alimentar de peixes pelo menos2 vezes por semana.

Alho – rico em substâncias antioxidantes, esse alimentocontém substâncias com efeito dilatador dos vasos sanguíneos, que auxiliam nocontrole da pressão arterial.

Aveia – Rica em Fibras solúveis, são consideradas essenciaisà redução da absorção de gorduras, devendo fazer parte das escolhas alimentaresdiárias.

Oleaginosas (castanhas, nozes etc.) – Têm em sua composiçãogrande parte de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, as quais promovemmanutenção e até elevação do bom colesterol (HDL), além do magnésio que ajuda areduzir pressão arterial.

Canela – Estudos sugerem que a canela auxilia no metabolismodos açúcares, contribuindo para a redução da glicemia pós-prandial - aumento donível de glicose na corrente sanguínea cerca de dez minutos após uma refeição.Isso auxilia na prevenção de doenças associada à resistência à insulina.

Laticínios desnatados - estudos comprovam que o Cálcio eMagnésio presentes neste alimento, aliados aos produtos de sua fermentaçãonatural, auxiliam no controle da pressão arterial e na redução da adiposidadeabdominal. A escolha pelos produtos desnatados mantém esses nutrientes e reduzo consumo de gorduras saturadas e colesterol.

Alimentos nocivos quando consumidos inadequadamente

Açúcar – Promove elevação de glicemia, insulina, pesocorporal, e está relacionado diretamente com a obesidade e Diabetes, querepresentam importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares.Recomenda-se que o consumo de açúcar não ultrapasse 10% das calorias diárias deum indivíduos saudável e se limite a 5% naqueles que necessitam controlarfatores de risco cardiovasculares.

Sal - Principal fonte de sódio da dieta. Quando em excesso,pode-se elevar a pressão arterial. Atualmente há diversos tipos de sal nomercado, entretanto, todos, devem ser consumidos com moderação, sendorecomendado eliminar o uso de substitutos industrializados do sal de cozinha.

Alimentos nocivos

Carnes processadas - Ricas em gorduras saturadas, sal eoutros conservantes químicos ricos em sódio. Podem ser consumidos somente emsituações de exceção e não devem fazer parte do hábito alimentar da população.

Gordura Trans (ou óleos hidrogenados parcialmente) – São asgorduras mais nocivas ao coração e chegam a ser proibidas em países ricos edesenvolvidos. Apesar do Brasil possuir limites para a presença desse tipo degordura nos produtos industrializados, a maioria não atende essas restrições,deixando a população vulnerável ao consumo de alimentos falsamente isentos degorduras trans. Fazem parte da elaboração de diversos alimentosindustrializados (biscoitos, sorvetes, chocolate, pizzas, massas congeladas,etc), devendo seu consumo ser reduzido ao máximo possível. Impactamnegativamente no colesterol ruim (LDL) e reduzem o bom (HDL), favorecem à resistênciaà insulina e tem propriedades pro-inflamatórias.