25 de agosto de 2019 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Para reduzir a mortalidade por infartos na Região do Alto Tietê, que congrega 11 municípios e conta com 2,6 milhões de habitantes, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) participa nesta terça-feira, 13 de agosto, do 1º Seminário de Saúde realizado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), assinando acordo de cooperação técnica e mostrando resultados do Projeto Infarto.

Diretor do Centro de Treinamento de Emergências da entidade, Dr. Agnaldo Píscopo falará sobre a importância do programa, voltado ao treinamento de médicos para identificação e agilidade no atendimento de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Instrutores da Socesp treinam os profissionais de saúde a reconhecer situações de emergência cardíaca já no primeiro atendimento, de acordo com os protocolos internacionais.

Segundo dados da entidade, hospitais em que atuam os profissionais treinados pelo Projeto Infarto registraram redução de 28,8% a 44,6% nas taxas de mortalidade por IAM. “O reconhecimento e atuação em um protocolo correto aumentam entre quatro e cinco vezes as chances de sobrevida de pacientes que sofrem este quadro”, afirma Dr. Píscopo.

O 1º Seminário de Saúde do Alto Tietê é voltado a profissionais e estudantes da área da saúde, gestores públicos e população em geral, começa às 9h e será realizado no Cemforpe Mogi das Cruzes, localizado à Rua Antenor Leite da Cunha, 55. Durante o evento, será assinado acordo de cooperação técnica entre o Condemat, a Socesp e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (APDM).

Em fevereiro deste ano, o presidente da Socesp, Dr. José Francisco Kerr Saraiva, participou de reunião no Condemat para apresentar resultados do Projeto Infarto aos prefeitos dos 11 municípios que compõem o bloco. À época, foram treinados mais de 350 profissionais, incluindo médicos e enfermeiros que atendem emergências e atuam no pronto-atendimento. 

O Condemat é composto pelas 11 cidades do Alto Tietê: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano e tem como objetivo a integração administrativa, econômica e social da região, o desenvolvimento político-administrativo por meio do planejamento microrregional e da prestação de assistência técnica e serviços nas diversas áreas de ação das administrações municipais.

Sobre o projeto

O Projeto Infarto foi criado em 2010, após a análise das taxas de morte por infarto da Secretaria de Saúde do Estado. À época, foram eleitos mais de 70 hospitais, UBS, UPAS e SAMU de periferias que tinham alta taxa de mortalidade (maior do que 15%) e grande volume de atendimento por infarto.

Após essa etapa, foram levantadas as características e condições de atendimento na emergência, os profissionais envolvidos, as faixas etárias prevalentes, a avaliação do tempo de início dos sintomas e as necessidades para a realização do diagnóstico e do tratamento. A partir dessas informações, estabeleceu-se um plano de avaliação e reciclagem dos médicos e enfermeiras desses hospitais.

Serviço

1º Seminário de Saúde do Alto Tietê

13 de agosto, às 9h

Cemforpe Mogi das Cruzes

Rua Antenor Leite da Cunha, 55

Informações: (11) 4652-3413

Sobre a SOCESP

A Socesp - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976. Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina, conta com cerca de 8 mil sócios. Os principais objetivos da Socesp são contribuir para a atualização dos cardiologistas do estado e difundir o conhecimento científico gerado pela própria Socesp aos profissionais da saúde que atuam na Cardiologia e para a população.

Atendimento à Imprensa

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

Lívia Velasco – livia.velasco@viveiros.com.br 

Raphael Pozzi - raphael.pozzi@viveiros.com.br

Telefone: (11) 3670-5424

Site: www.viveiros.com.br

Editoria: www.biografiaempresarial.com.br

Twitter: www.twitter.com/RVComunicacao

Facebook: facebook.com/RicardoViveirosComunicacao

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias