19 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) debate tema durante o 40º Congresso da entidade, que se realiza de 20 a 22 de junho, na capital paulista.

“Coração de mãe – a maternidade e a cardiologia” será tema de conferência no 40º Congresso da Socesp, dia 21 de junho, às 10h, no auditório 16 do Transamérica Expo Center. A psicóloga Mayra Luciana Gagliani, especialista do Instituto do Coração (InCor) da Universidade de São Paulo (USP), abordará como a gestante deve lidar com eventuais problemas cardiovasculares que podem afetá-la e como encarar o fato de ter um bebê com cardiopatia.

“Vamos falar, principalmente, das mães de bebês cardiopatas, que demandam maior cuidado após o nascimento. É difícil para uma mulher que idealizou um parto perfeito saber que ficará algum tempo sem o filho e irá para casa sem o bebê”, explica Gagliani. Por isso, é importante a criação e fomento de grupos terapêuticos em hospitais, segundo ela. “Neles, as mulheres trocam suas experiências e isso as ajuda a manter a calma e aprender que a compreensão sobre a doença e a situação é o melhor caminho”.

Para o psicólogo Rafael Trevizoli Neves, coordenador da conferência e diretor científico do Departamento de Psicologia da Socesp, a ideia da apresentação é discutir a relação entre a cardiologia e a maternidade, mostrando como a gestação pode afetar a saúde cardiovascular da gestante, mas, principalmente, como a descoberta de problemas cardíacos no bebê impacta o emocional da mãe. 

Nesta edição do congresso, a grande novidade é a Arena Inovação e Tecnologia, que apresentará cerca de 15 startups da área de saúde com soluções em Digital Health, incluindo aparelhos, aplicativos e novidades em imagem. O evento conta com mais de 160 atividades para o público médico, 100 atrações para profissionais de outras áreas da saúde e oito palestrantes internacionais para debater e trocar experiências sobre formas de reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares.

São esperados mais de sete mil profissionais da saúde de todo o Brasil, salienta Dra. Lilia Nigro Maia, presidente do evento, revelando: “A programação científica foi preparada por equipe multidisciplinar, formada por profissionais referenciais em sua área de atuação”. 

Para o cardiologista José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Socesp, o propósito do encontro anual é contemplar especialistas veteranos e jovens profissionais, dando luz às evidências científicas que podem melhorar a prática clínica. “A discussão das novas tecnologias é essencial para demonstrar novos modelos que facilitem o exercício da cardiologia e reduzam a mortalidade por doenças cardiovasculares em todo o mundo”, afirma.

 

Destaques dessa edição

Além da Arena Inovação e Tecnologia, haverá sessões como hands on, medicina de consultório, palestras em 21 arenas e atividades voltadas aos acadêmicos. Debates e colóquios também contemplam uma programação especial, incluindo grandes plenárias e palestrantes internacionais. No último dia do evento, haverá palestras de diferentes temas, com um resumo do que foi tratado durante todo o congresso.

De acordo com a Dra. Maria Cristina Izar, diretora científica do 40º Congresso da Socesp, “as atividades convidam para uma imersão em assuntos que contribuem para a melhora da qualidade assistencial, com apresentação de estudos que causam impacto à nossa prática, além de trabalhos originais que engrandecem a cardiologia de nosso país”.

Para o Dr. José Francisco Kerr Saraiva, o congresso é muito importante também na formação de pesquisadores e jovens cientistas. “São oferecidos amplos espaços, com o propósito de mostrar as tendências naquilo que existe de melhor na produção científica nacional”, afirma.


Serviço

40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

Data: 20 a 22 de junho.

Local: Transamérica Expo Center.

Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - CEP 04757-020.

Acesso pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), Ponte Transamérica.

Informações: http://socesp2019.socesp.org.br/

 

Sobre a SOCESP

A Socesp - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976. Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina, conta com cerca de oito mil sócios. Seus principais objetivos são contribuir para a atualização dos cardiologistas paulistas e difundir conhecimento científico, inclusive o gerado por ela própria, aos profissionais da saúde que atuam no âmbito de sua especialidade e para a população.

 

Atendimento à Imprensa

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

Lívia Velasco – [email protected]   

Raphael Pozzi - [email protected]

Telefone: (11) 3675-5444

Site: www.viveiros.com.br 

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias