23 de outubro de 2019 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Em comemoração ao Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), em parceria com o Metrô, aferirá a pressão arterial e oferecerá informações e exercícios para combater o estresse. Ação será realizada na Estação República da Linha 4-Amarela. O público poderá aprender, ainda, como fazer Ressuscitação Cardiopulmonar e receberá orientações sobre alimentação saudável. As atividades serão realizadas no próprio domingo e na segunda-feira, 30.

Combater os fatores de risco, segundo estudo apresentado no Congresso Europeu de Cardiologia e divulgado em The Lancet, pode reduzir em até 70% as ocorrências de problemas cardiovasculares no mundo. As doenças do sistema circulatório são as que mais matam no planeta e no Brasil: em média, ao ano, 360 mil pessoas vão a óbito por essas intercorrências no país.

Segundo a diretora executiva do departamento de Psicologia da entidade, Jennifer de França Oliveira Nogueira, o estresse e a ansiedade também terão grande espaço nesta atividade. “Vamos trabalhar com uma escala de avaliação de estresse percebido: a pessoa responde algumas questões e podemos verificar como as pessoas se percebem em relação ao estresse”,  afirma. Após esta etapa, os profissionais orientarão os participantes a trabalhar a ansiedade e a irritação com exercícios feitos entre um a três minutos. “É importante mostrar que a saúde do coração está ligada à saúde mental. Por isso, falar sobre esse tema é essencial nesse momento”.

De acordo com a diretora executiva do departamento de Enfermagem da Socesp, Eugênia Velludo Veiga, a conscientização dos participantes é o principal objetivo da atividade. “Daremos orientações valiosas quanto ao acompanhamento e redução dos valores de pressão arterial”, explica a especialista. Aferições maiores ou iguais a 140x90 mmHg são consideradas como hipertensão arterial. Este é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Massagem cardíaca que salva vidas

Outro destaque do evento será o treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) com manequins recicláveis, construídos a partir de camisetas usadas e uma garrafa PET. Ação será repetida a cada 20 minutos. Cada sessão tem capacidade para 50 pessoas praticarem simultaneamente. Pelo local, passam 175 mil transeuntes ao dia.

 Dr. Agnaldo Píscopo, diretor do Centro de Treinamento em Emergências da Socesp, explica que o reconhecimento e a atuação em um protocolo correto aumentam entre quatro e cinco vezes as chances de sobrevida de pacientes com infarto. “A Organização Mundial da Saúde [OMS] indica que o tempo entre a ocorrência do quadro e a chegada de socorro médico pode ser preenchido por leigos”, informa, enfatizando a importância do treinamento.

“A Socesp tem a missão de disseminar o conhecimento à população para reduzir as ocorrências de óbitos por doenças cardiovasculares”, explica o presidente da entidade, Dr. José Francisco Kerr Saraiva. “Dessa maneira, realizaremos uma ação ampla, multidisciplinar, que visa treinar os participantes a reconhecerem e agirem durante uma parada cardíaca”. O Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, foi criado no ano 2000 pela World Heart Federation (WHF), com o propósito de alertar sobre a importância de manter uma boa saúde cardíaca.

Dr. Saraiva reforça a importância da mudança de hábitos para se combater os fatores de risco: “largar de fumar, reduzir o consumo de sal e açúcar, iniciar a prática de atividades físicas regulares, assumir uma dieta equilibrada, combater o estresse e a ansiedade, já auxilia, e muito, na promoção de um coração mais saudável”, finaliza o médico.

Serviço

Dia do Coração da Socesp – ações gratuitas 

Data: 29 e 30 de setembro, das 10h às 17h

Aferição de pressão, avaliação de estresse e treinamento em ressuscitação cardiopulmonar

Estação República do Metrô

Praça da República, 299, República

Sobre a SOCESP

A Socesp - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976. Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina, conta com cerca de 8 mil sócios. Os principais objetivos da Socesp são contribuir para a atualização dos cardiologistas do estado e difundir o conhecimento científico gerado pela própria Socesp aos profissionais da saúde que atuam na Cardiologia e para a população.

Atendimento à Imprensa

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

Lívia Velasco – livia.velasco@viveiros.com.br 

Raphael Pozzi - raphael.pozzi@viveiros.com.br

Telefone: (11) 3670-5424

Site: www.viveiros.com.br

Editoria: www.biografiaempresarial.com.br

Twitter: www.twitter.com/RVComunicacao

Facebook: facebook.com/RicardoViveirosComunicacao

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias