20 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Cerca de 350 profissionais da saúde irão reunir-se, em 18 e 19 de outubro, no Royal Palm Plaza, em Campinas, para discutir as possibilidades e as limitações de aplicação das diretrizes médicas vigentes na cardiologia. A programação do IV Congresso Brasileiro de Casos Clínicos é baseada na prática diária, com casos reais, representando o alcance e as barreiras do conhecimento científico atual.

O evento é organizado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). De acordo com a diretora científica da entidade, a médica cardiologista Maria Cristina de Oliveira Izar, os temas abordados passam por dislipidemias, fibrilação atrial, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e chegam à cardioncologia, cardiopatia congênita no adulto e síndrome coronariana aguda.

“Este congresso tem bastante relevância na prática clínica, porque é um encontro com interação de palestrantes, debatedores, apresentadores e participantes. Assim, a vivência do consultório pode ser compartilhada, criando convergências ou divergências em condutas, o que enriquece a atuação médica no cotidiano”, afirma Dra. Maria Cristina.

Os participantes terão dois grandes desafios: uma sessão de ausculta cardíaca, em que poderão tirar dúvidas em casos de difícil diagnóstico, e uma de eletrocardiograma, para que os cardiologistas possam interagir e testar conhecimentos nesse exame. Para o presidente da Socesp, Dr. José Francisco Kerr Saraiva, “discutir casos reais contribui para uma atuação multidisciplinar na redução de mortes cardiovasculares, enriquecendo ainda mais o portfolio dos médicos”. Segundo dados do DataSUS, em média, ocorrem no Brasil 360 mil óbitos anuais causados por problemas no sistema cardiovascular. Somente o Infarto Agudo do Miocárdio tira a vida de mais de 90 mil brasileiros anualmente.

Alguns casos que serão discutidos: adolescente com dislipidemia; idoso com fibrilação atrial aguda; jovem com hipertensão arterial sistêmica; entre outros. A programação completa pode ser acessada em socesp.org.br/congresso-casos-clinicos/. As inscrições estão abertas até 11 de outubro e podem ser realizadas no site da entidade.

Lívia Velasco — [email protected]