19 de abril de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Como tornar o café um aliado do coração?

Quando consumido em doses regulares o café podeajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, pois suas substânciasantioxidantes eliminam os radicais livres e ajudam na resposta do sistema  imunológico


O café tem como seuprincipal composto ativo a cafeína, responsável por estimular o sistema nervosocentral e ajudar seus apreciadores a manterem-se mais acordados e concentrados,amenizando os resquícios de uma noite mal dormida. Especialistas recomendam aingestão de três xícaras de 40mL por dia quando não há restrição médica.

De acordo com a diretora do Departamento de Nutrição da SOCESP, Dra. Nagila Damasceno, o consumo moderado do café é benéfico para a saúde cardiometabólica, pois diminui o risco de mortalidade cardiovascular e os níveis elevados de pressão arterial. “Mas se consumido em doses exageradas, os pacientes com alterações cardiovasculares podem apresentar resultados adversos, como o aumento do nível de colesterol circulante, perda de sono durante as noites e arritmia cardíaca”, alerta a nutricionista.

Elizabeth Torres, professora de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), chama atenção para os cuidados com a adição de açúcar no café e ressalta que a quantidade ideal para ingestão é de no máximo 5g de açúcar para cada 40mL de café. “Para os diabéticos, uma maneira de adoçar a bebida sem prejudicar a saúde é consumir o adoçante do tipo Stevia, que é natural à base de planta e possui baixo teor de sódio. “Outros tipos de adoçantes naturais podem ser usados, embora seja preciso certa cautela, pois podem causar efeitos não desejados em pessoas diabéticas”, completa a especialista.

Algumas curiosidades

1. O café é a 2ª bebida mais consumida no mundo, perdendo somentepara a água.
2. O café é o 2º produto maiscomercializado no mundo, perdendo somente para o petróleo.

3. O café expresso foi criado em 1906 peloguatemalteco George Washington.

4. O café cappuccino recebeu essadenominação em associação aos capuzes ou “cappuccinos”, em italiano, usadospela Ordem dos Capuccinos.

5. O Brasil produz 30% do café mundial,mas é a Alemanha o 1º produtor de derivados do café.

6. Estima-se que cada brasileiro consuma,em média, 1.200 xícaras de café por ano.

BUSCA EM NOTÍCIAS




Siga-nos